Reeducandos revitalizam pinturas de delegacias da região

Prédios de Prudente Venceslau, Pacaembu e Marabá Paulista receberam cara nova em parceria com unidades do sistema prisional

REGIÃO - Da Redação

Data 09/11/2018
Horário 17:04
AI da SAP - Reeducados da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura, de PP, executaram os trabalhos no Deinter 8
AI da SAP - Reeducados da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura, de PP, executaram os trabalhos no Deinter 8

O Deinter 8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) de Presidente Prudente foi um dos beneficiados com o serviço de pintura, utilizando mão de obra carcerária da Penitenciária Wellington Rodrigo Segura de Presidente Prudente. A Penitenciária Zwinglio Ferreira de Presidente Venceslau e o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Pacaembu também revitalizaram as delegacias de Polícia dos respectivos municípios, enquanto a Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara de Presidente Bernardes forneceu pessoal para execução dos trabalhos na Delegacia de Marabá Paulista. As ações tiveram início em 25 de outubro e foram finalizadas nesta semana.

Além das instituições citadas, a parceria com os presídios também se estendeu a outros órgãos, que lançaram mão de estabelecimentos prisionais de seus próprios municípios, como: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São José do Rio Preto; Casa da Agricultura de Valparaíso; Hospital da Mulher Dr. João Luiz de Jesus Rosseto, de Araçatuba; Central de Atenção ao Egresso e Família de Birigui; Central de Penas e Medidas Alternativas, de Birigui; e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Harumi Kitahara, de Mirandópolis.

Os locais foram pintados por pessoas que cumprem pena no regime semiaberto dos CPP’s de São José do Rio Preto e de Valparaíso, CR (Centros de Ressocialização) de Araçatuba e de Birigui e Penitenciária Nestor Canoa de Mirandópolis, respectivamente.

Estudo x trabalho

A força tarefa foi realizada por 225 reeducandos, selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas em equipamentos públicos. A ação é uma parceria entre SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado) e a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas, para grupos de 25 alunos. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região.

Com AI da Secretaria da Administração Penitenciária - Croeste

 

 

 

 

Publicidade

Veja também