Região segue sem confirmações de Covid-19

Retorno dos resultados dos exames que atestam a possibilidade da doença em munícipes de cidades regionais continua de forma lenta

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 30/03/2020
Horário 19:42
Governo do Estado de São Paulo - Região ainda sofre com a demora para o retorno dos resultados dos exames
Governo do Estado de São Paulo - Região ainda sofre com a demora para o retorno dos resultados dos exames

Já são 225 casos suspeitos do novo coronavírus na região. Apesar de o número de suspeitas crescer a cada dia, não há nenhuma confirmação em municípios regionais, que têm sofrido com a demora para o retorno dos resultados dos exames, que são analisados no Instituto Adolfo Lutz, na capital. Hoje foram 10 novas investigações da doença em duas cidades.

Uma das situações está em Adamantina. A Secretaria de Saúde local informou mais um caso suspeito de Covid-19. Trata-se “de um profissional da saúde que está em observação, isolamento domiciliar, sem complicações e aguarda resultado dos exames”. O primeiro caso surgiu no dia 22 de março. Agora, a cidade investiga três possibilidades.

Já em Presidente Prudente, de sábado para hoje, quando teve um novo balanço, apareceram nove inéditas suspeitas da doença na cidade, totalizando então 149. Somando aos 17 descartes até agora, são 166 notificações. Vale lembrar que, dentre o número de investigações - que aguardam resultados dos exames -, como noticiado por este diário, o município aguarda análise ainda de duas possíveis mortes por conta do novo coronavírus. As vítimas são um homem de 57 anos e uma mulher de 56.

ATENÇÃO E

BUSCA ATIVA

Em Presidente Venceslau, dos cincos casos suspeitos notificados, quatro são de pessoas que estiveram em um mesmo evento religioso na capital paulista: Congresso da Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Belém, entre os dias 14 e 15 de março. E em todos eles, os pacientes estão internados na santa casa da cidade, com sintomas graves. Por conta disso, em ofício expedido na última sexta-feira, o secretário de Saúde de Venceslau, Luiz Fernando Hamada, fez um apelo às autoridades municipais de Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio e Santo Anastácio. Isso porque, conforme pontuado no documento, pessoas desses municípios também teriam participado do evento religioso. Foi solicitada, então, uma busca ativa, a fim “de identificar e acompanhar casos que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19”.

CIDADES COM

CASOS SUSPEITOS

Adamantina (3), Alfredo Marcondes (1), Caiabu (1), Euclides da Cunha Paulista (11), Flórida Paulista (1), Junqueirópolis (2), Lucélia (1), Martinópolis (7), Mirante do Paranapanema (6), Nantes (1), Narandiba (17), Ouro Verde (1), Pacaembu (2), Panorama (4), Piquerobi (1), Presidente Epitácio (6), Presidente Prudente (140), Presidente Venceslau (5), Rancharia (1), Rosana (3), Sandovalina (1) e Santo Anastácio (1).

Publicidade

Veja também