Maycon Morano/Câmara de Prudente - Visita foi feita por vereados prudentinos, que emitiram notificação aos órgãos

Foto: Maycon Morano/Câmara de Prudente - Visita foi feita por vereados prudentinos, que emitiram notificação aos órgãos

PARQUE ALEXANDRINA

Relatório atesta irregularidades em escola municipal

Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros aponta problemas na unidade “Vereador Ivan Junior Lima Barboza”; vistoria foi realizada pós-notificação do Legislativo

  • 28/02/2020 05:31
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

Irregular. Essa foi a opção assinalada pelo Corpo de Bombeiros, ao julgar a situação da edificação da Escola Municipal Vereador Ivan Junior Lima Barboza, localizada no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente. O relatório foi emitido pelo 14º GB (Grupamento de Bombeiros), que apontou irregularidades, até mesmo de média e grave complexidade, após vistoria no local. Agora, a corporação também expediu uma notificação por escrito, à Prefeitura, para que a unidade seja regularizada no prazo de 90 dias.

No documento, o 14º GB elencou como “infração grave” o fato de o prédio não apresentar a “Licença do Corpo de Bombeiros”. E como “média”, a situação inoperante do “sistema de hidrantes”. Fora isso, foi observado ainda que o imóvel não possui AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e, durante a visita, “a bomba de incêndio não funcionou”, quadros de energia estavam sem sinalização A-5 e as tubulações aparentes não estavam na cor ideal: vermelha.

Vale lembrar que a vistoria foi realizada no dia 11 deste mês, após o Legislativo da cidade emitir uma notificação ao órgão, que realizou visita anterior na instituição de ensino. “Na ocasião, os parlamentares constataram que, mesmo com o início das aulas com uma semana de atraso naquela unidade, a mesma ainda contava com obras em meio à presença de crianças e servidores”, segundo a casa de leis. Também foi apontada a suposta falta de AVCB, posteriormente confirmada.

E, ainda ontem, os vereadores ficaram de encaminhar o ofício, juntamente com o relatório técnico para o MPE (Ministério Público do Estado), na Promotoria da Infância e da Juventude e no Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação de Presidente Prudente).

EM BUSCA

DOS REPAROS

Em resposta, o Executivo expôs, em nota, que, “segundo o calendário escolar, todas as escolas municipais estão em planejamento até” hoje, “ou seja, não há aulas no sistema municipal de ensino”. E, assim sendo, na segunda-feira, as aulas serão retomadas em todas as unidades, inclusive nesta do Parque Alexandrina. “Desta forma, nesses dias de planejamento, a Prefeitura está finalizando os reparos na escola. Inclusive, concluindo também toda a documentação para o AVCB”, aponta.