Rodovia Bonfiglioli receberá dispositivo

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 31/08/2017
Horário 12:24

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) espera garantir a segurança dos ciclistas de Presidente Prudente, por meio da implantação de novos radares em vias movimentadas da cidade. Inicialmente, a medida será tomada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, local no qual é construída uma nova ciclovia, implantada nas pistas de rolamentos que ligam o Jardim Monte Alto ao bairro Ana Jacinta.
De acordo com o secretário da pasta, Oswaldo de Oliveira Bosquet, os 6,7 km de extensão da obra, localizada no Parque Shiraiwa, contarão com os dispositivos de segurança para impedir que a velocidade seja extrapolada pelos veículos, evitando riscos de acidentes, além de sistemas de proteção lateral, como um gradil.
“Estudamos que, possivelmente, o radar seja implantado no trecho entre a rotatória do bairro São João até a entrada ao Jardim Itaipu, onde a pista ficará estreita. Neste local, há muita movimentação de carros e será necessário o controle deles para garantir a segurança não só dos ciclistas, mas de toda a população”, explica Bosquet. Ainda segundo o titular da pasta, uma nova licitação será aberta para todos os radares da cidade e novos pontos com possíveis incidências de acidentes serão analisados, para também receberem outras  instalações dos equipamentos que fazem as medições da velocidade dos veículos, além dos 18 fixados ao longo do município. 
“Um desses pontos é a Avenida Juscelino Kubistchek [de Oliveira], na altura do local onde ocorreu o acidente de carro, em junho do ano passado, no qual um veículo em alta velocidade colidiu com uma árvore e levou a vítima a óbito”, conta o secretário.
Apesar da segurança da obra, garantida pela Semav, logo no início da construção, como noticiado por este diário, a ciclovia da Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli foi alvo de fiscalização dos vereadores e gerou controvérsias entre os munícipes, já que o histórico da medida não é positivo. A população comparou a nova faixa com a anteriormente construída entre as duas pistas da Rua Alvino Gomes Teixeira, na zona norte de Prudente, que culminou na morte de um motociclista, em 2015, e foi demolida por determinação da Prefeitura.

Publicidade

Veja também