São Paulo puxa ranking de competitividade no país

Contexto Paulista

COLUNA - Contexto Paulista

Data 23/10/2019
Horário 05:00

O Estado de São Paulo classificou-se em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2019, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Em sua quinta edição, o ranking analisa a capacidade competitiva de todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal em 65 indicadores, agrupados em dez pilares temáticos. São Paulo liderou nas edições anteriores também. O estudo pode ser visto em http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

Qualidade

Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro comparativo.

Ciência e tecnologia

Com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, o Estado de São Paulo tem atraído muitas empresas em razão do peso cada vez maior que a inovação vem assumindo como diferencial decisivo no mercado global, segundo a agência Investe SP. “Entre os fatores que justificam essa atração, ressalta-se a presença de conceituadas universidades que aliam ensino superior de alta qualidade, núcleos de pesquisa e laboratórios de reconhecimento internacional, com destacada produção em diversas áreas do conhecimento”, afirma o órgão.

Gestão pública

Realizado em parceria com a Consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group, a classificação do Ranking de Competitividade dos Estados constitui ferramenta para avaliação da administração pública e desperta interesse de gestores da área e no meio empresarial focado em investimentos de expansão dos negócios, especialmente industriais. Além de liderar o ranking, São Paulo obteve reconhecimento na categoria Destaque Internacional, que premia o Estado que possui o maior número de indicadores acima da média dos países da OCDE.

Bombando

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) projeta aumento de 4,2% nas vendas do setor durante a Black Friday (29 de novembro) em relação ao realizado durante a mesma data de 2018. Para o Natal, a expectativa também é de crescimento em relação ao ano anterior: alta de 6%. A pesquisa da entidade para o Natal conclui que 60% dos empresários estimam vender "muito mais que no ano passado" em diversas categorias, entre elas no setor de padaria e confeitaria, bebidas e laticínios.

Podcasts

O Grupo Liberal, de Americana, da Rede APJ, lançou mais um formato de entrega de conteúdo jornalístico. Desde segunda-feira, está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, o podcast “Além da Capa”. Semanalmente, o serviço aprofundará um tema que esteja em evidência. O primeiro episódio destaca os 35 anos do Parque Ecológico de Americana. Participaram repórteres do jornal. Bruno Moreira, que coordena o jornalismo nas rádios do grupo e apresenta o programa, diz que “o nome podcast tem a ver com a ideia de buscar ir além do que já foi contado, dando espaço para bastidores de apuração, por exemplo, e a percepção dos próprios repórteres envolvidos na pauta”.

Interatividade

“O podcast é uma plataforma em ascensão que encontramos para levar jornalismo regional para a comunidade local”, afirma o editor-executivo do jornal, João Colosalle. “Hoje fazemos isso por meio do jornal, das revistas, do site, das rádios e pelo WhatsApp”. Antes do lançamento, dois episódios pilotos foram produzidos e podem ser ouvidos. Um traz os bastidores da passagem do deputado estadual Cauê Macris (PSDB) à frente do Executivo paulista e outro discute um dado revelado pelo jornal sobre a mortalidade na cidade por doença cardiovascular (358 casos em 2018).

Audiências regionais

Segunda-feira foi a vez de Piracicaba realizar a sua audiência regional para discussão do orçamento estadual de 2020. O prefeito Barjas Negri pediu recursos para aumentar o atendimento no hospital regional, a vereadora Coronel Adriana apresentou demandas relacionadas à segurança pública, como viaturas para a patrulha rural da PM, e o vereador Paulo Campos pediu R$ 3 milhões de reais para melhorias e aumento no número de leitos nas UPAs. Foi o último encontro da rodada da Assembleia Legislativa pelo Interior Paulista em busca de indicações para emendas antes da aprovação final dos recursos, em dezembro.

Jornalismo em alta

De Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais): “Em todo o mundo começa a haver um renascimento da valorização do jornalismo profissional como contraponto aos ataques e à desinformação que vem acoplada a eles. O fato de o “The New York Times”, um dos veículos mais atacados pelo presidente Trump, ter ultrapassado 3 milhões de assinantes, o triplo de sua base impressa pré-internet, é revelador do desejo e da necessidade de a sociedade consumir informação confiável. Os jornais nunca foram tão desafiados, mas, ao mesmo tempo, nunca vivemos um tempo de tantas oportunidades de valorização do jornalismo profissional”. (entrevista ao Portal Imprensa)

 

Publicidade

Veja também