Secult divulga ações selecionadas para 2019 que utilizarão espaço do Matarazzo

36 propostas foram aprovadas com previsão de início dos cursos em março, são nas linguagens de dança, artes visuais, entre outros

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 14/12/2018
Horário 04:29

Depois de receber 43 propostas de artistas, professores e agentes culturais para o exercício de 2019, uma comissão nomeada pelo titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), José Fábio Sousa Nougueira, esteve reunida para analise documental e avaliação dos projetos que estarão na grade de programação do Programa Sociocultural e Artístico para o próximo ano, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Inscrições, informações sobre vagas e valores a partir de 8 de janeiro (18) 3226-3399.

O novo formato de cursos e utilização dos espaços do Matarazzo se deve ao Decreto 29.331/2018, assinado pelo chefe do Executivo Nelson Roberto Bugalho (PTB), em 30 de outubro de 2018, que versa sobre a regulamentação e utilização dos espaços do local no que tange o programa do governo municipal, por meio da Secult, legalizando e mostrando transparência nas ações do mesmo.

Das propostas apresentadas, 36 foram aprovadas e os cursos, com previsão de início em março, são nas linguagens de dança, artes visuais, fotografia, música, teatro, socioeducacional e projetos para pessoas com deficiência, aumentando em quase 50% o número de cursos de 2018. Assim, interfere no ganho de renda de 27 profissionais diretamente.

O decreto visa a democratização dos espaços do Centro Cultural beneficiando artistas, professores e agentes de cultura. Para isso, exige o máximo de profissionalismo dos que farão uso dos espaços. A comunidade, por sua vez, será beneficiada com cursos de qualidade e com profissionais competentes em todas as linguagens já citadas.

O valor de investimento será abaixo do mercado devido à contrapartida oferecida pelo governo permitindo ao profissional local completamente estruturado para receber os cursos. Além disso, oferece a manutenção, limpeza, água, luz e divulgação nos canais da pasta.

O Centro Cultural Matarazzo possui toda a estrutura necessária além das regulamentações através de alvarás de funcionamento e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e outros documentos concedidos pelos órgãos competentes.   

O local é de fácil acesso para quem está no centro da cidade e em seus arredores. Possui grande número de vagas para estacionamento, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e atrativos como biblioteca, exposições, cinema, internet, além da oportunidade em conhecer um pouco da história das Indústrias Matarazzo, seus idealizadores e sua importância para o desenvolvimento da cidade.

Como já se mostrou num passado recente, a Secult mais uma vez age de forma contrária comparando a ações culturais em cidades de grande porte e até algumas capitais. Regulamenta a utilização de espaço público valorizando o artista, professor, agente de cultura exigindo deles maior profissionalismo e qualidade nos cursos do Programa Sociocultural e Artístico.

 

Com AI Secult

 

 

Publicidade

Veja também