Sesc realiza Simultânea e Festival de Xadrez a partir das 9h

PRESENÇA DE PESO Dragan Stamenkovic será uma das atrações do evento em Prudente

Esportes - Da Redação

Data 12/11/2017
Horário 02:52

O Sesc Thermas, de Presidente Prudente, promove no próximo domingo o evento Simultânea e Festival de Xadrez, a partir das 9h, na extensão do Bosque da unidade prudentina.

Na disputa simultânea, que ocorrerá das 9h às 12h, o grande mestre da modalidade, Dragan Stamenkovic, revezará jogadas, desafiando 20 jogadores ao mesmo tempo. A partir das 12h30, o festival promoverá disputas entre os participantes. Para estas partidas, a organização disponibilizou 80 vagas para os interessados. As partidas serão divididas nas seguintes categorias: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e livre, também nas categorias masculina e feminina.

Andrea Mello, monitora de esportes do Sesc Thermas, fala do intuito em incentivar a prática da modalidade, “importante como forma de estímulo, principalmente para o raciocínio de crianças e jovens”.

Para colaborar com este objetivo, de incentivar a prática, o Sesc terá uma colaboração de peso. Dragan, hoje com 40 anos, joga xadrez desde os 8 anos. O visitante é natural da Sérvia (país europeu, que integrava a extinta Iugoslávia), mas mora no Brasil há cerca de 10 anos. O jogador coleciona títulos na modalidade tanto no país de origem, quanto no país que o acolheu, onde já conquistou inúmeros títulos estaduais, nacionais e também internacionais.

“Vejo de forma positiva e animadora a forma como o xadrez vem se desenvolvendo no Brasil, principalmente entre os mais jovens. Não é muito diferente do que víamos na Sérvia, que na minha época lá era a segunda maior potência do mundo no xadrez, quando ainda era Iugoslávia”, lembra Dragan.

Para os interessados em conhecer um pouco mais do xadrez, Dragan faz questão de deixar um recado, convidando para o momento que será proporcionado no Bosque do Sesc. “Ao contrário do que muitos pensam, o xadrez não é tão complicado assim. Em cerca de duas horas, a pessoa entenderá todas as regras. É claro que se tornar um bom jogador é outra história. Mas é uma prática barata, que reúne todos os perfis de pessoas e auxilia muito no desenvolvimento pessoal. Você precisa dar vida as peças e encarar a batalha”, explica Dragan.

Publicidade

Veja também