Solidariedade entre universitários

Instituições de ensino de Prudente fomentam a incentivam a promoção de ações que visam o olhar ao próximo no início dos semestres letivos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/02/2020
Horário 09:16
AI da Unoeste - Curso de Estética e Cosmética promoveu ação de corte e doação de cabelos
AI da Unoeste - Curso de Estética e Cosmética promoveu ação de corte e doação de cabelos

O início do semestre acadêmico universitário é um momento de muita euforia para todos os alunos. É aquela mistura do desconhecido, do novo, da conquista e realização de um sonho, que, aliados à vontade de fazer o bem, permitem que o momento seja especial não apenas para os acadêmicos. Pensando nisso é que instituições de ensino de Presidente Prudente fomentam e incentivam os conhecidos trotes solidários, ou trotes do bem.

Um exemplo disso ocorreu na manhã da última quinta-feira, no calçadão da Rua José Bongiovani, quando o curso de Estética e Cosmética da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizou o corte e doação de cabelos para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. A universidade lembra que o momento marca a tradição em estimular a prática da cidadania, que ocorre desde os anos de 1990, e lembra que dá a liberdade para que cada curso crie sua própria ação do Trote do Bem. “Alguns cursos atuam com o foco em ajudar a comunidade e outros realizam o acolhimento dos ingressantes com atividades propriamente acadêmicas”.

Além do curso de Estética e Cosmética, diversos são os outros cursos que também possuem cronograma de atividades, ou que já colocaram a mão na massa. Entre eles estão: Medicina, Engenharia Ambiental e Sanitária e Medicina Veterinária. O primeiro deles, por exemplo, com a organização do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral, presidido por Eraldo Coelho, conseguiu, com a ajuda dos calouros de Medicina, arrecadar mais de 30 mil caixas de medicamentos, amostras grátis obtidas junto a médicos e representantes de laboratórios. “Toda a arrecadação será destinada à Farmácia Comunitária da Unoeste, que fica ao lado do Hospital Regional Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, aponta a universidade.

Na lista da instituição ainda estão os plantios de árvore, como a ação do curso de Agronomia, pintura em telas e arrecadação de rações durante o mês de fevereiro, que no começo de março serão doadas para ONGs (organizações não governamentais) que cuidam de cães e gatos recolhidos nas ruas.

AÇÕES FORMAM

A CIDADANIA

A Toledo Prudente Centro Universitário também conta com ações voltadas aos trotes do bem no início do ano letivo. Para a instituição, é justamente entendendo que o voluntariado é uma atividade de formação para cidadania, que contribui para a construção da personalidade de indivíduos mais conscientes e com valores de responsabilidade social, que ela propõe uma ação denominada de “Doe-se”. “No dia 14 de março, os alunos que desejarem terão a oportunidade de visitar algumas instituições filantrópicas de Prudente e doar parte do seu dia com atividades diferenciadas escolhidas por eles”.

Com isso, será possível doar-se cantando, dançando, jogando, realizando atividades de recreação, contando histórias, entre outras ações. O intuito, conforme a Toledo Prudente, é o de oferecer aos alunos a oportunidade de serem impactados pela vivência com o outro, de forma a desenvolver autossatisfação, um senso crítico de responsabilidade social e o exercício da cidadania. “O indivíduo que pratica voluntariado desenvolve a criatividade, torna-se solidário e passa a ter mais empatia com o outro”, identificando, assim, melhor os problemas e se propondo a agir para a promoção do bem comum.

Publicidade

Veja também