Teatro em Movimento inicia apresentações hoje em PP

Público poderá acompanhar a execução de “A noite das mal dormidas”, às 20h; iniciativa fará 50 exposições gratuitas entre os meses de março e setembro

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 28/03/2019
Horário 10:00
Cedida: Público poderá acompanhar a execução da peça “A noite das mal dormidas” às 20h
Cedida: Público poderá acompanhar a execução da peça “A noite das mal dormidas” às 20h

Hoje no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, inicia as apresentações do “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório”, o público poderá acompanhar a execução da peça “A noite das mal dormidas”, às 20h. A companhia fará 50 exposições gratuitas entre os meses de março e setembro, em Presidente Prudente.

No dia 29 os atores sobem ao palco para apresentação da peça infantil “Inventa-Desinventa”, às 14h. No mesmo dia, às 20h, será apresentada a adaptação “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. O espetáculo “Angústia”, no dia 30, às 20h, marca o terceiro dia de apresentações. O encerramento da primeira circulação de repertório no dia 31 fica por conta da peça “O Canto do Cisne”, às 20h.

A expectativa, segundo o coordenador do projeto, Denilson Biguete, 51 anos, é que seja um sucesso a temporada de abertura do Teatro em Movimento, e que esse “pontapé” possa potencializar as atividades. “Para nós, é tão importante nesses primeiros dias estar na cidade como um todo, entender a cidade como espaço de cultura e arte. Isso que nós estamos esperando, que o público seja receptivo não só nos espaços convencionais como o teatro, mas também nos lugares adaptados e alternativos onde não estão acostumados a ir”, destaca Denilson, afirmando que o Centro Cultural Matarazzo, Teatro César Cava, Lar dos Meninos, Auditório da Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente), Praça Céu das Artes, e o IBC Centro de Eventos (Instituto Brasileiro do Café) são alguns dos locais escolhidos para as exibições.

Quanto à repercussão da circulação de repertório em Prudente, o coordenador do projeto ressalta que a companhia é conhecida e conta com um público que acompanha nas redes sociais. “De alguma forma essas pessoas nos ajudam a potencializar esse trabalho e juntar um público que ainda não nos conhece. Esperamos que a cidade absorva nossa ideia, entenda o que estamos fazendo e se junte a nós para conhecer o nosso repertório e discutir um pouco do teatro”, frisa.

Todos os dias após as apresentações haverá bate-papo com o público, promovendo reflexões sobre o espetáculo representado.

Estreia

O lançamento é marcado pela peça “A noite das mal dormidas”, na qual as personagens Hortência, Margarida e Dalva, duas irmãs e uma amiga, são três solteironas defensoras da moral e dos bons costumes. Passam dias e noites trancadas num apartamento, esquecidas pelo tempo. Suas únicas ocupações são falar mal da vida alheia e travar embates entre si. O cotidiano tragicômico das solteironas traz à cena uma discussão sobre a moralidade rígida tradicional e suas consequências, as quais surgem claramente os fantasmas do medo, da solidão e todos os anseios reprimidos. A concepção da montagem não segue um padrão de encenação realista e para realçar a rigidez no comportamento reprimido das personagens, utiliza-se um recurso inusitado: as solteironas são interpretadas por três homens. O elenco conta com os atores Thiago Cardoso que interpreta a personagem Hortência, Felipe Kemp a Margarida e Marcus Andrade, Dalva.

De acordo com Thiago Cardoso, 36 anos, ator desde a primeira versão, a peça é uma comédia muito divertida a qual o público pode em 70 minutos rir do início ao fim. “Ao mesmo tempo em que elas se ajudam elas se boicotam, é muito engraçado. Nós também falamos sobre a mulher e os desejos femininos, ou seja, a vida de três senhoras trancadas em um apartamento no centro de Presidente Prudente - elas se digladiam o tempo inteiro e ao mesmo tempo é uma proteção”, pontua.

O ator declara que as personagens são fieis a muitas senhoras. “É importante falar que é um espetáculo que fala sobre o feminino, sobre os desejos e vontades da mulher e também retrata chegada da menopausa, então as dores, anseios, angústias, o esquecimento, ação de não querer sair de casa, ou seja, elas tricotam uma colcha que nunca é vista, mas que elas entendem perfeitamente esse quebra-cabeça.”

Preparativos

Com expectativa de 10 apresentações gratuitas de cada espetáculo os atores se preparam constantemente. “São cinco peças, alguns dos espetáculos já havia tempo que não apresentávamos, então estamos durante essa semana com uma bateria de ensaios, todos os dias à noite, retomando tudo, novos treinamentos e preparando a circulação como um todo”, explica Denilson.

A programação é promovida pela Mênades & Sátiros Cia de Teatro e Olho Nu Promoções e Eventos Ltda, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Lojas Torra, Andorinha Transportes, Andorinha Express e Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

A entrada será franca e a retirada de ingressos ocorrerá sempre uma hora antes do início das apresentações no local. A programação completa dos espetáculos pode ser conferida através do site www.grupomenadesesatiros.com.br.

 

 

Publicidade

Veja também