O DMC (Departamento de Matemática e Computação) da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), com realização do curso de Ciência da Computação, promove, no dia 1º de outubro, a palestra gratuita “Crimes cibernéticos: entenda as ameaças e saiba como se proteger”.
O evento é aberto a toda a população e será realizado às 9 horas, no Auditório do Discente 5. Não é necessário fazer inscrição para a palestra e os participantes assinarão lista de presença e terão direito a certificado.
Os palestrantes são policiais civis do Estado de São Paulo e professores especialistas na temática, com publicações em livros e periódicos na área jurídica.
O investigador de polícia Janio Konno Júnior é mestre em Ciência Jurídica pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), com especialização em direito digital, criptoativos, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro. Ele é instrutor de Inteligência Cibernética pelo Ministério da Justiça e docente de pós-graduação em múltiplas instituições.
O outro palestrante é o delegado da Polícia Civil Pablo Rodrigo França, mestre em Direito, com especialização em Direito Constitucional e Administrativo e Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. Atualmente, é professor da Academia de Polícia “Doutor Coriolano Nogueira Cobra” na área de investigação criminal e em outras instituições de Direito para cursos de graduação e pós-graduação.
A palestra integra as ações do projeto de extensão “Cidadania Digital 6.0: Inclusão Digital para a Melhor Idade”, coordenado pelo professor Ronaldo Celso Messias Correia, do curso de Ciência da Computação. Segundo o professor, “a parceria com a Polícia Civil é extremamente relevante e reforça a importância de unir universidade e sociedade no enfrentamento aos riscos do mundo digital, ampliando a conscientização e a segurança da comunidade frente aos desafios da era tecnológica”.