Técnicos do MS visitam polo regional da APTA

PRUDENTE - Da Redação

Data 05/09/2017
Horário 12:45

Na semana passada, 22 técnicos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Mato Grosso do Sul visitaram o Polo Regional da Alta Sorocabana da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), em Presidente Prudente. O intuito da visita foi adquirir conhecimento em relação às tecnologias desenvolvidas na unidade com a cultura da batata-doce, produção de hortaliças folhosas no verão e alternativas de cultivo para o outono-inverno.

Devido às condições semelhantes de clima entre as regiões, muitas das técnicas desenvolvidas na unidade de pesquisa podem ser utilizadas no setor produtivo do Mato Grosso do Sul. O sistema de produção da cultura da batata-doce foi tema de uma palestra da pesquisadora Sônia Montes, sendo discutido o controle de pragas e doenças da cultura.

Os técnicos visitaram um viveiro de matrizes e mudas e área de produção comercial onde tiveram a oportunidade de verificar o processo produtivo da cultura, assim como um “packing house” para a classificação da cultura. A pesquisadora Andréia Cristina Silva Hirata, por sua vez, mostrou as tecnologias desenvolvidas na unidade para produção de hortaliças folhosas no verão, sendo ressaltados os avanços das pesquisas com plantio direto para viabilizar a produção de folhosas nesta época de cultivo.

Os técnicos visitaram a horta experimental da unidade e tiveram a oportunidade de ver os experimentos com a cultura da cebola, uma alternativa para os produtores no outono-inverno, época de baixo consumo de folhosas. A pesquisadora também levou os técnicos em uma horta comercial da região.

Com Assessoria de Imprensa da Apta

Publicidade

Veja também