Temporal deixa 250 crianças sem aulas em Pacaembu

Atividades foram suspensas até hoje na Emei Dr. José Francisco Ferreira; Inmet havia emitido alerta de “chuvas intensas” à região

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 18/09/2018
Horário 06:15
O Pacaembuense/Cedida - Equipes da Prefeitura de Pacaembu iniciaram reparos no prédio ontem
O Pacaembuense/Cedida - Equipes da Prefeitura de Pacaembu iniciaram reparos no prédio ontem

A forte chuva que atingiu a região do oeste paulista neste fim de semana causou transtornos para alunos e funcionários da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Doutor José Francisco Ferreira, em Pacaembu. É que no início da noite de domingo, a estrutura do telhado do prédio foi danificada, o que fez com que, por dois dias, as aulas da unidade de ensino fossem interrompidas para 250 crianças. Amanhã, no entanto, as atividades devem retornar normalmente. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um alerta de “chuvas intensas” havia sido emitido e indicava o perigo da situação entre 12h de domingo e 11h de ontem.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Pacaembu, Leila Cristina Ferrari Dias, a chuva mais intensa teve início por volta das 17h de domingo, quando vizinhos do prédio acionaram a equipe para o comparecimento ao local. “Foram oito salas danificadas, entre secretaria, diretoria e salas de aula. As crianças atendidas têm entre 4 e 5 anos e estarão de volta a partir de quarta-feira”, expõe.

Para que isso seja possível, desde ontem, quando as atividades foram suspensas, as equipes da Prefeitura, principalmente da Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalham na limpeza do local. Além dos estragos no telhado, que geraram um prejuízo aproximado de R$ 5 mil, não houve danos aos bens materiais da escola. “Situação triste, mas nossa equipe está empenhada para solucionar o problema”, ressalta Leila.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, um aviso meteorológico havia sido emitido sobre as chuvas intensas na região de Presidente Prudente, com uma lista de cidades que incluía Pacaembu, sendo que o grau de severidade do alerta indicava perigo para chuvas intensas. No aviso, eram estimadas chuvas entre 30 e 60 mm/h (mililitro/hora) ou 50 e 100 mm/dia (mililitro/dia), ventos intensos que poderiam chegar entre 60-100 km/h (quilômetros por hora) e riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Próximos dias

Para a região sudeste do país, que inclui o Estado de São Paulo, a previsão para hoje é de tempo nublado e com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A umidade mínima na região deve ser de 35% com temperaturas que variam de 6ºC a 36ºC. Amanhã, o tempo na região sudeste segue nublado e também com possibilidade de pancadas de chuva no Estado de São Paulo, exceto no sudeste e centro-leste.

Publicidade

Veja também