Toicinho faz 6 anos e comemora data com bolo          

Tratadores que atuam no preparo dos alimentos de todos os animais do plantel do cortaram beterrabas em formato de flores

VARIEDADES - Da Redação

Data 18/05/2018
Horário 19:10
Cedida/AI - Toiço, como é chamado pelos tratadores, ganhou um bolo de beterraba decorado com cenoura
Cedida/AI - Toiço, como é chamado pelos tratadores, ganhou um bolo de beterraba decorado com cenoura

O hipopótamo Toicinho, morador do zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança, completou 6 anos de vida, ontem. Toiço, como é chamado pelos tratadores, ganhou um bolo de beterraba decorado com cenoura.

A equipe do hospital veterinário preparou a “festinha” com carinho para agradar o aniversariante. Os tratadores que atuam no preparo dos alimentos de todos os animais do plantel do zoológico e a zootecnista Glenda Rosa Siqueira Santos, responsável pelo cardápio, cortaram beterrabas em formato de flores.

“Tudo foi preparado com muito cuidado e dedicação, para celebrar o aniversário do Toicinho com tudo o que ele tem direito”, conta a zootecnista. Os alimentos usados no bolo não alteram a dieta do animal, além do bolo ele recebeu a alimentação normalmente, essa alteração na rotina é chamada de enriquecimento ambiental.

De acordo com a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita o enriquecimento ambiental melhora a qualidade de vida dos animais e pode ser classificado em: Alimentar; Sensorial; Físico, Cognitivo, e Social. “O enriquecimento ambiental é amplamente utilizado em zoológicos desde a década de 70. Existem vários estudos e aplicações que comprovam os benefícios desta técnica”.

O bolo foi montado em cima do capim, por dia o animal come 10 quilos da planta, além de 7 quilos de ração e os 40 quilos de frutas e legumes. Além de comer, Toiço gosta de nadar e brincar com um pneu dentro da água.

“Aos seis anos estimamos que ele tenha atingido 2 toneladas, mas um hipopótamo macho pode chegara a pesar 4 toneladas” comenta  a veterinária Érica Silva Pellosi.

 

Com AI


 

Publicidade

Veja também