Trabalhadores da cultura do Interior mobilizam Fórum Virtual

Marília, Assis, Ourinhos, Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente participam da atividade discutindo alternativas durante a pandemia do coronavírus

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/05/2020
Horário 08:20
Divulgação: 1° Fórum de Políticas Públicas Emergenciais é aberto ao público Foto: Divulgação: 1° Fórum de Políticas Públicas Emergenciais é aberto ao público

Produtores e agentes culturais, artistas de todos os segmentos (teatro, música, audiovisual, arte circense, dança contemporânea, entre outras modalidades) de Marília, Assis, Ourinhos, Presidente Prudente e Paraguaçu Paulista estão mobilizados para o 1° Fórum de Políticas Públicas Emergenciais. A iniciativa ocorre virtualmente nesta quinta-feira, às 19h, através da plataforma Google Meets. O link para a reunião será divulgado 30 minutos antes nas redes sociais do Galpão Cultural de Assis (https://www.facebook.com/Galp%C3%A3o-Cultural-Assis-452659895188889/).

O objetivo do encontro é discutir os impactos do coronavírus na economia da cultura, buscando fortalecer iniciativas e estratégias que preservem todos os direitos dos trabalhadores do setor cultural e espaços culturais.

A programação envolve um bate-papo sobre o Projeto de Lei 253 – que cria o Programa de Auxílio Emergencial durante a pandemia para os segmentos mencionados na reportagem –, o FNC (Fundo Nacional de Cultural) e também promoverá uma articulação entre as cidades para estimular a elaboração de editais municipais.

Para Márcio Blanca, articulador do Galpão Cultural, a crise provocada pelo Covid-19 impactou toda economia global e diversos setores foram afetados, dentre eles, a cultura.

 “É preciso forçar a sociedade a pensar na categoria [Profissionais da Cultural] que está esquecida diante do problema. Se antes da pandemia já existia esse movimento de que a cultura não é tão importante quanto outras áreas, agora, neste cenário, isso se torna ainda mais evidente”, disse. “Para discutir, construir e fortalecer ações convidamos todo o interior paulista”, complementou Márcio Blanca.

O 1° Fórum de Políticas Públicas Emergenciais é aberto ao público. Para outras informações, basta acessar a página do Galpão Cultural de Assis.

 

 

Veja também