Unoeste inaugura estátua em homenagem ao seu fundador

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 21/02/2019
Horário 09:00
Ector Gervasoni e Marcelo Gomes: Estátua do professor Agripino em frente ao primeiro bloco construído no campus I da Unoeste
Ector Gervasoni e Marcelo Gomes: Estátua do professor Agripino em frente ao primeiro bloco construído no campus I da Unoeste

A imagem do professor Agripino de Oliveira Lima Filho, fundador da Unoeste, agora está eternizada em lugar de destaque na entrada do Bloco A, no campus I, o primeiro prédio construído da universidade em 1973, em Presidente Prudente (SP). Ao som da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), o monumento foi inaugurado na terça-feira, em cerimônia de homenagem póstuma que contou com a participação de filhos, netos, bisnetos, demais familiares, autoridades, representantes de entidades públicas e privadas, funcionários e alunos da universidade, além de amigos do professor. Feita de bronze, a obra tem 120 kg e 1,72 m, e é de autoria do escultor Pedro Cesar Almeida Santos, de Botucatu (SP).

Diretor da Apec/Unoeste, Cesar Lima, fez discurso emocionado: “Sentimos orgulho pelo que ele foi e representou para Prudente”

P

úblico presente à cerimônia no campus I da universidade

Maria Regina Oliveira Lima e Darcy Alessi Delfim

Família Oliveira Lima na inauguração da estátua do professor Agripino

Vereadora Elza do Gás, Cesar Lima e Ismael Silva

Amigos de longa data de Agripino: Eustásio de Oliveira Ferraz e Inocêncio Erbella: “Ele era um homem de fé e quem tem fé faz obras”

Brunno Oliveira Lima Aneas em conversa com o ex-vice-prefeito Adilson Aparecido Dias

 Fabíola e Rafael Borges, com a filha Manoela e a espera de Luís Eduardo

Elias Oliveira Lima, irmão do professor Agripino

Prefeito Nelson Bugalho cumprimenta Cesar Oliveira Lima: “Homenagem eterniza a história do professor Agripino na memória e no coração de todos”

 

O educador

“Acima de todos os seus feitos como vereador, prefeito, deputado estadual e federal, o que mais me impressiona na biografia do Agripino é sua visão como educador. Ele transformou a vida de dezenas de milhares de pessoas que passaram pelos bancos da Unoeste. Essa homenagem é mais do que justa, pois eterniza a imagem e a história do professor Agripino na memória e no coração de todos”, disse o prefeito Nelson Bugalho, durante a cerimônia de inauguração da estátua de Agripino de Oliveira Lima Filho, resumindo o perfil inquieto, generoso e empreendedor de uma das figuras mais queridas da história de Presidente Prudente.

 

Em nome do pai

O diretor da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), Augusto César de Oliveira Lima, filho do professor Agripino Lima, representou todos os presentes em um discurso emocionado, em que enalteceu toda a trajetória profissional e política do pai, bem como sua forte religiosidade. “Sentimos orgulho pelo que ele foi e representou para Prudente. Acredito que todos os funcionários também têm o mesmo sentimento, pois meu pai valorizava muito o trabalho honesto”, ressaltou em tom comovido.

 

Um vencedor!

Sobre a atuação de Agripino Lima na vida pública o filho primogênito Augusto Cesar relembrou a popularidade do professor Agripino, que conquistou não só os prudentinos, mas pessoas de todo o estado de São Paulo. “Meu pai recebeu quase 100 mil votos, quando se elegeu para deputado estadual, uma grande marca na história política, pois teve eleitores em quase todos os municípios”.

 

A grande obra

O diretor geral da Apec/Unoeste, Augusto Cesar Oliveira Lima, destacou, ainda, os 46 anos da maior universidade do oeste paulista, uma obra que teve como idealizadores os professores Agripino e Ana Cardoso Maia e, atualmente, é conduzida pelos filhos e netos. “Quando construiu o então Hospital Universitário [hoje Hospital Regional], sempre disse que era para atender os pobres, e que ninguém iria pagar nada. Hoje, vemos muitas pessoas que acompanharam e admiravam o meu pai e que estão aqui pela amizade e saudade que ele deixou”.

 

Sem cerimônia

Professor Eustásio do Oliveira Ferraz, pediu que fosse lida uma mensagem com texto que escreveu sobre o amigo Agripino, com quem conviveu por mais de 40 anos:  “Pessoa difícil para os outros; fácil, alegre, compreensiva para os simples e dos que lhe ficam próximas. Não tinha e nem exigia cerimônias. Pessoa privilegiada porque Deus lhe deu abundantemente talentos que soube usar. Não os escondeu debaixo da terra, mas fez multiplicar várias vezes”, dizia trecho da mensagem. 

 

Orgulho de todos!

O ex-prefeito de Presidente Venceslau, e ex-deputado Inocêncio Erbella, também amigo e companheiro de trabalho por muitos anos do professor Agripino, frisou que a homenagem é mais do que merecida. “Se há um ato em minha vida que compareci por elevação espiritual e reconhecimento ao homem que se destacou como aquele que realizou não só por Prudente, onde andando por todas as ruas vamos encontrar obras dele, mas por toda a região com esse sonho tão grande que ele realizou: a universidade. É o orgulho de todos! Ele era um homem de fé e quem tem fé faz obras. E ele sabia ser amigo, mantivemos uma amizade de mais de 60 anos, com respeito, admiração e troca de trabalho. Embora triste e cheio de saudades do grande chefe, estou muito satisfeito em participar desse momento”, ressaltou.

 

Publicidade

Veja também