UTIS LIVRES DE COVID-19

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 22/05/2020
Horário 03:08

Em Presidente Venceslau, até quinta-feira à tarde, não havia pacientes de Covid-19 nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da santa casa. A cidade estava tranquila quanto à gravidade da doença, mas apreensiva com o aumento do número de casos confirmados, um total de 34. Os casos notificados chegaram a 66, sendo que oito aguardam exames e nove estão em isolamento social.

PERDEMOS UM GRANDE HOMEM

A região de Presidente Prudente perdeu um grande homem, José Ilário Pasquini, aos 67 anos, falecido ontem.  Foi um dos “gigantes” na construção do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. Humilde, carismático, atencioso e solidário. Tratava a todos com carinho e tinha um amor especial pela edificação do hospital.

SER HUMANO DE PRIMEIRA

Conversei pouco com Ilário, mas o necessário para ver que estava diante de um ser humano de primeira grandeza. Faço essa nota com tristeza, mas sei que Ilário foi chamado lá pra cima e isso o tirou da vida sofrida que estava tendo, vitimado por um câncer. Vá com Deus amigo e esteja em paz. Cumpriu sua missão e merece o descanso.

COMO ESTÃO OS PRESÍDIOS

A vida nas penitenciárias Maurício Guimarães (P2) e Zwinglio Ferreira (P1), em Presidente Venceslau, seguem dentro da normalidade neste momento de pandemia do coronavírus. Conversamos com autoridades penitenciárias e elas nos passaram como está sendo o cotidiano. Os critérios de prevenção são os mesmos praticados do lado externo. Lavar as mãos com frequência, evitar aglomeração e se comunicar com os agentes no caso de algum sintoma parecido com os do coronavírus

PENITENCIÁRIA ZWINGLIO FERREIRA (P1)

A Penitenciária Zwinglio Ferreira é utilizada como um ponto de absorção de detentos que tiveram problemas de disciplina em outras unidades do Estado. Essa prática continua sendo realizada, segundo o Estado, para manter estabilidade de todo o sistema. Por isso, chegam viaturas trazendo presos de outras localidades. Todos passam por revisão sanitária de onde saem e também quando chegam à cidade, com medição de temperatura e oxímetro para observar a quantidade de oxigênio no corpo.

PENITENCIÁRIA MAURÍCIO GUIMARÃES (P2)

Neste presídio houve a ocorrência de dois casos de Covid-19. Ambos foram para hospitais, passaram por UTI e morreram. Os dois faziam parte de um pavilhão (raio) e o mesmo se encontra fechado em quarentena, com os presos nas celas, sem banho de sol. Nos demais raios, os detentos podem fazer o banho de sol, desde que respeitem as regras de distância entre um e outro. Todos estão utilizando máscaras e passam diariamente pela medição de temperatura e oxímetro. Conforme a autoridade que nos atendeu, não existe no momento, nenhum caso de Covid-19 nestes dois presídios.

FUNCIONÁRIOS E ÁREA EXTERNA

A informação que recebemos é de que o que gira em torno destes dois presídios também se nota a normalidade. Os agentes penitenciários internos ou externos utilizam máscaras, fazem higiene com frequência nas mãos e têm cuidado no manuseio dos detentos. Um casal de funcionários testou positivo para coronavírus, foi afastado, cuidado e deve retornar às atividades já no início da semana que vem. As visitas de presos estão suspensas em todo o Estado.

BARREIRAS SANITÁRIAS EM EPITÁCIO

Em Presidente Epitácio, a prefeita Cássia Furlan (PRB) determinou a abertura de duas barreiras sanitárias para conter a contaminação do coronavírus. As barreiras foram feitas na entrada da marginal ao lado do Rio Paraná e no PIT – Ponto de Informação ao Turista, que fica na entrada principal da cidade. Nos dois são feitos os procedimentos de medição de temperatura junto aos motoristas e pedestres.

BARREIRA PERTO DA FIGUEIRA

O prefeito Jorge Duran (PSD), de Presidente Venceslau, retirou a barreira que estava situada na Avenida Dom Pedro II, no centro da cidade, e passou para a Avenida Platzeck, proximidades da Figueira. Em Piquerobi, o prefeito Valdir Aparecido Lopes, Dudu (PMDB), também instalou uma barreira sanitária na entrada da cidade, perto do Cristo. Todos que passam, recebem a medição de temperatura.

VEREADORES A FAVOR DA ABERTURA DO COMÉRCIO

A maioria dos vereadores de Presidente Venceslau se mostra a favor da abertura do comércio na cidade.  Na segunda passada, em sessão ordinária, muitos utilizaram a tribuna para protestar contra o governador João Doria (PSDB) sobre as regras do isolamento social e também pela derrota da ação judicial do prefeito Duran pedindo a abertura na Justiça. A cidade tem oito óbitos, vários casos confirmados e dificilmente terá a autorização para funcionar normalmente.

Publicidade

Veja também