Vacina em Prudente: como proceder?

Município, ao longo da semana, recebeu 24 mil doses, que esgotaram antes do início da tarde de ontem

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/03/2020
Horário 05:33
Marcos Sanches/Secom - Prudente recebeu reabastecimento de 12 mil doses, que permitiu “drive thru” ao público
Marcos Sanches/Secom - Prudente recebeu reabastecimento de 12 mil doses, que permitiu “drive thru” ao público

A primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Presidente Prudente, há muito tempo não era tão movimentada quanto a edição deste ano. Isso porque, antes mesmo de a semana acabar, a cidade recebeu 12 mil doses, que não duraram muito tempo nas salas de vacina do município, reabastecimento de mais 12 mil doses, que permitiu a realização de um “drive thru” da imunização no estacionamento do Prudenshopping, e da alta procura pelo público prioritário, que até então é composto por idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. Na tarde de ontem já não era mais possível encontrar doses nos postos de saúde, o que faz com que, a partir de hoje, o município dependa de novas remessas do produto. Mesmo com a grande procura, muitas são as pessoas que não sabem em qual lugar buscar essa imunização. Confira como proceder.

Para a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, ainda ontem, pela manhã, era possível encontrar um pequeno número de vacinas em alguns postos espalhados pela cidade, mas ela afirma que antes mesmo de o início da tarde, esse número já havia se esgotado, por causa da alta procura por parte do público prioritário.

“Sabemos que a falta de vacina não é algo que agrada, no entanto, precisamos olhar pelo lado positivo de que a conscientização da importância de se buscar as doses, mais do que nunca, está em alta”, comenta a supervisora. A cidade pode receber novas doses a qualquer momento. Vale lembrar que, mesmo não tendo eficácia contra o Covid-19, a vacina permite cuidar do sistema imunológico e, consequentemente, é uma das formas de prevenção ao contágio.

PRODUTO

EM FALTA

Anteriormente a este diário, o Ministério da Saúde informou que todos os Estados estão abastecidos com a vacina contra influenza, conforme quantitativo solicitado por cada gestor local. São 15 milhões de doses que estão sendo enviadas para todo o país. “Para o Estado de São Paulo foram enviadas mais de 3 milhões de doses. Cabe esclarecer que elas são repassadas aos Estados e a logística de distribuição segue de acordo com a capacidade de armazenamento das doses. Ainda neste mês, mais 4 milhões de doses devem ser repassadas aos Estados”, informa.

Já a Secretaria de Estado da Saúde, como informado anteriormente, diz que a responsabilidade de compra e envio aos Estados da vacina contra influenza é do governo federal. “O Ministério da Saúde enviou inicialmente cerca de 2 milhões de doses a São Paulo, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa – idosos e profissionais de saúde. Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa”.

VACINAÇÃO

Assim que a cidade estiver abastecida, as unidades de saúde dos seguintes bairros farão a imunização:

Ana Jacinta, Villa Real, Cohab, Belo Horizonte, Brasil Novo, Vila Marcondes, Eneida, Ameliópolis, Floresta do Sol, Montalvão, Morada do Sol, São Pedro, Primavera, João Domingos Netto, Maracanã, Regina, Bela Vista, bem como no CS1 (Centro de Saúde), conhecido popularmente como Palácio da Saúde, e no CRI (Centro de Referência do Idoso).

Demais bairros contam com postos volantes. São eles:

Parque Cedral, na Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez; no São Judas, no Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu; no Guanabara, na Escola Domingos Ferreira de Medeiros; e no São Pedro, na Escola Municipal Carmen Pereira Delfim. Há posto volante ainda no Jardim Santana, na Escola Estadual Clotilde Veiga de Barros; no Cambuci, na Academia da Saúde; no Humberto Salvador, na Praça de Juventude Jaime Barbosa de Moura; no Alvorada, na Creche Irmã Nazarena Zamitt; no Leonor, na Creche Vovó Silvéria; e no Maré Mande, na Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos.

ETAPAS DA CAMPANHA DE 2020

Etapa 1: Desde 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;

Etapa 2: A partir de segunda, para policiais militares, civis e profissionais do Corpo de Bombeiros;

Etapa 3: A partir de 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais;

Etapa 4: Para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e outros;

Dia de D: 9 de maio, para todos os grupos do público-alvo, incluindo pessoas acima de 55 anos.

SAIBA MAIS

Vale reforçar que os postos volantes foram adotados como estratégia da Secretaria Municipal de Saúde a fim de reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde para evitar a propagação do coronavírus, o Covid-19, em Prudente. É importante ressaltar também que a vacina previne contra a gripe e que a campanha de vacinação seguirá até 22 de maio.

Publicidade

Veja também