VEM realiza nebulização no centro norte de Prudente

Ação começa nesta terça-feira e segue até quinta-feira, a partir das 18h30; atualmente, são 3.298 registros positivos de dengue na cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/05/2020
Horário 14:10
Secom - Trabalho contempla as vilas Rosa, Santa Tereza, Bosque da Saúde, Prudente, Dubus e Machadinho, além do bairro Residencial
Secom - Trabalho contempla as vilas Rosa, Santa Tereza, Bosque da Saúde, Prudente, Dubus e Machadinho, além do bairro Residencial

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que terá sequência a partir desta terça-feira e até quinta-feira a nebulização ambiental na área 5, a centro norte da cidade. O trabalho, que tem início sempre às 18h30, contemplará as vilas Rosa, Santa Tereza, Bosque da Saúde, Prudente, Dubus e Machadinho, além do bairro Residencial.

Na ocasião, os munícipes devem cobrir utensílios de cozinha e alimentos, água e/ou ração de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros. Os veículos devem ser guardados em locais fechados ou também mantidos cobertos, assim como os eletrodomésticos e móveis.

Caso haja pessoa doente ou acamada na residência, ela deverá ser mantida no quarto com portas e janelas fechadas por até 30 minutos ou mais após o final da nebulização. Animais também devem ser recolhidos, assim como as roupas no varal. As roupas de cama e mesa devem ser levantadas ou retiradas.

Já as portas, janelas e cortinas das residências devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada da neblina produzida pela máquina na residência, isso para que os mosquitos sejam eliminados.

Cabe ressaltar que a nebulização ambiental, realizada em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), só elimina o mosquito adulto. Assim, a VEM reforça que recipientes que acumulam água e podem servir como criadouro do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, devem continuar sendo eliminados. Caso o morador feche a residência, o mosquito permanecerá no local.

 

Mais casos

Paralelo à nebulização, a VEM confirma mais 293 casos de dengue em Prudente. Com as novas confirmações, a cidade tem agora 3.298 registros positivos da doença. Além disso, há outras 1.789 notificações em investigação, ou seja, casos aguardando resultados ou para serem concluídos, faltando a coleta da sorologia ou conclusão da ficha do paciente. Isto é, os números da doença ainda podem aumentar consideravelmente.

Em relação às áreas, a que mais registra casos positivos ainda é a 4. Ao todo, são 714 confirmações em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros. Na sequência, com 552 confirmações, permanece a área 7, cujos locais como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara e outros.

Pela ordem decrescente, a lista está da seguinte forma: a área 2, com 431 positivos em locais como Santa Paula, Cedral, Cohab e outros. Na sequência, aparecem as áreas 1 e 5, com 428 confirmações cada. A primeira é compreendida por bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, entre outros; enquanto a segunda, que é a centro norte, bairros como a Vila Estádio, Ocidental, Aviação e outros.

Há ainda a área 3, que é a centro sul, com 417 tem confirmações em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinqüentenário e outros; e a área 6, que é a noroeste, com 283 casos em locais como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu e outros. A área 101, que são os distritos, tem agora 45 casos.

Publicidade

Veja também