Com o início da estação mais quente do ano, as clínicas de estética de Presidente Prudente já registram movimentações maiores do que as apresentadas ao longo do ano. Na Estética Bela Face, conforme a esteticista Eliana Martines Rojas, por exemplo, a chegada do 13º salário pode ter contribuído para que alguns pacotes fossem mais procurados tanto por mulheres quanto por homens. “Deixou de ser algo apenas pela estética, se tornou um cuidado com a saúde”. Já na clínica de Estética Liliane Borges, estabelecimento que também apresentou uma reação positiva na busca por procedimentos, a “queridinha” entre homens e mulheres é a criolipólise, método que “quebra” a gordura localizada através do congelamento. “Além dos clientes fixos, tem aqueles que vão viajar e querem manter a forma agora no fim do ano”, afirma a fisioterapeuta dermatofuncional, Liliane Borges.
Na Estética Bela Face, conforme Eliana, é possível fazer uma divisão daqueles pacotes procurados por mulheres e aqueles que são buscados pelo público masculino. Principalmente nesta época do ano, conforme a esteticista, os mais comprados por elas são as massagens modeladoras, que ajudam a diminuir medidas, melhoram a silhueta e eliminam líquidos, bem como as depilações de perna e virilha. “Aqui a presença dos homens teve um aumento bem significativo ao longo dos anos. Eles costumam procurar por depilações no peito e axila, mas também saem muitas limpezas de pele e massagens relaxadoras”.
Já na Clínica de Estética Liliane Borges, além da criolipólise, são grandes os pedidos de procedimentos como: lipocavitação, que faz a quebra da gordura localizada através de uma onda sonora, ou da rádio frequência, que estimula a produção de colágeno com ondas magnéticas que vão de 39 a 42 graus. “Já para o público masculino, que ainda possui certo receio, mas já aumentou e muito, os pacotes ligados ao tratamento da acne são bem vendidos, como os tratamentos que envolvem a queima de gordura e limpeza de pele”, salienta Liliane.
Questionada sobre uma idade mínima ou máxima, a profissional ressalta não haver um padrão, mas lembra de que é indicado, por exemplo, que as mulheres iniciem os tratamentos após o início da primeira menstruação, mas ressalta que a condição de cada pessoa é que deve determinar de fato. “Tenho paciente, por exemplo, com 11 anos e que passa por procedimentos, mas claro, com o acompanhamento de um responsável e desde que haja a real necessidade”, pontua.
Sinônimo de bem-estar
A administradora de empresa, Giovana Cristina Cardoso, 36 anos, afirma que há cerca de três meses, por causa da chegada do verão, resolveu ir atrás de uma clínica de estética, o que a surpreendeu em pouco tempo. “Já fiz drenagem e demais procedimentos para gordura localizada e retenção de líquido. Gostei bastante do que vi até agora, pois os resultados são visíveis”. Ainda conforme Giovana, a escolha representa um cuidado com a saúde que, inclusive, a motiva agora a buscar hábitos de vida mais saudáveis. “Quero continuar durante os próximos anos”.
A manicure Marina Peloso Santos, 22 anos, tem uma experiência com procedimentos estéticos que já vem desde 2016, quando buscou uma clínica para se preparar para o casamento da irmã. “Inicialmente foi sim para fins estéticos, mas hoje é por saúde mesmo. Me sinto muito bem e costumo fazer limpezas de pele e aqueles pacotes voltados à redução de medidas, como a massagem modeladora”. Ela, no entanto, faz acompanhamento durante todo o ano.