6º Relatório de Avaliação do IPCC: impactos, adaptação e vulnerabilidade

Segundo o IPCC, as mudanças climáticas induzidas pelo homem, incluindo eventos extremos mais frequentes e intensos, causaram impactos adversos generalizados e perdas e danos relacionados à natureza e às pessoas, além da variabilidade climática natural. 
Alguns esforços de desenvolvimento e adaptação reduziram a vulnerabilidade. Em todos os setores e regiões, observa-se que as pessoas e sistemas mais vulneráveis são afetados desproporcionalmente. O aumento do clima e dos extremos climáticos levou a alguns impactos irreversíveis, pois os sistemas naturais e humanos são levados além de sua capacidade de adaptação. A vulnerabilidade dos ecossistemas e das pessoas às mudanças climáticas difere substancialmente entre e dentro das regiões, impulsionada por padrões de interseção de desenvolvimento socioeconômico, uso insustentável do oceano e da terra, desigualdade, marginalização, padrões históricos e contínuos de desigualdade, como colonialismo, e governança. 
Aproximadamente 3,3 bilhões de pessoas vivem em contextos altamente vulneráveis às mudanças climáticas. Uma alta proporção de espécies é vulnerável às mudanças climáticas. A vulnerabilidade humana e do ecossistema são interdependentes. Os atuais padrões de desenvolvimento insustentável estão aumentando a exposição de ecossistemas e pessoas aos riscos climáticos. O aquecimento global atingindo 1,5°C no curto prazo causaria aumentos inevitáveis em vários perigos climáticos e apresentaria múltiplos riscos para os ecossistemas e os seres humanos. 
O nível de risco dependerá de tendências concorrentes de curto prazo em vulnerabilidade, exposição, nível de desenvolvimento socioeconômico e adaptação. Ações de curto prazo que limitam o aquecimento global a cerca de 1,5°C reduziriam substancialmente as perdas e danos projetados relacionados às mudanças climáticas em sistemas e ecossistemas humanos, em comparação com níveis mais altos de aquecimento, mas não podem eliminá-los todos. Depois de 2040 e dependendo do nível de aquecimento global, as mudanças climáticas levarão a inúmeros riscos para os sistemas naturais e humanos. 

Fonte:
https://www.ecodebate.com.br/2022/02/28/6-relatorio-de-avaliacao-do-ipcc-impactos-adaptacao-e-vulnerabilidade/


 

Publicidade

Veja também