"A Família Dó-Ré-Mi"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 29/04/2025
Horário 07:09

Um dos seriados de maior sucesso dos anos 70 foi “A Família Dó-Ré-Mi” (The Partridge Family), uma comédia de situações produzida pela rede de TV ABC dos EUA, entre 1970-74, e exibida pela Rede Globo. Tratava-se de uma comédia de situações que contava as histórias de uma família composta por uma viúva (Shirley Jones) e seus filhos, que resolvem formar uma banda musical. Com a ajuda de um empresário, eles gravam uma canção que se tornam um hit das paradas, e então, a mãe decide comprar um velho ônibus escolar, e após reformá-lo, eles saem em excursão fazendo shows pelo país. O sucesso foi tão grande que os próprios atores passaram a fazer shows de verdade pelos Estados Unidos, e o filho mais velho Keith (David Cassidy) se tornou um ídolo juvenil. Em 1974, “A Família Dó-Ré-Mi” virou desenho animado com uma versão futurística: “A Família Dó-Ré-Mi no Espaço Sideral”. 
    
“Por que vacinar todo ano contra a gripe?”

A campanha anual de vacinação contra a gripe já começou. O Ministério da Saúde disponibilizou 73,6 milhões de doses com o objetivo de cobrir 90% dos grupos prioritários que incluem idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. A vacinação contra a gripe é capaz de evitar de 60-70% dos casos graves e óbitos. Muitas pessoas se interrogam por que aplicar a vacina anualmente diferentemente de outras vacinas, que conferem imunidade mais duradoura? As vacinas têm eficácia variável entre os diversos tipos de imunizantes para variadas patologias, por diversos fatores: dependente do tipo de microorganismo envolvido (se viral ou bacteriano), grau de patogenicidade de cada agente, os tipos de reações imunológicas desencadeadas dentre outros fatores. Esta necessidade de revacinar em prazos curtos, como no caso da vacina contra a gripe, pode provocar um desânimo populacional a se revacinar com frequência. O vírus da gripe sofre constantes e frequentes mutações anualmente, e as vacinas são criadas de acordo com os subtipos virais que provocaram os casos graves do ano anterior. Desta forma, há necessidade de “atualizações” constantes do esquema vacinal. Há ainda muita confusão entre as infecções provocadas pela influenza, de outras infecções virais mais simples, causadoras de infecções como os resfriados comuns. Muitas pessoas vacinadas continuarão tendo estes simples resfriados, e acreditam que a vacina não foi eficaz. Na verdade, a vacinação das populações contribui para reduzir a mortalidade direta pela influenza e de outras doenças respiratórias como as pneumonias, e também o número de internações hospitalares e das complicações advindas deste processo em populações de risco, particularmente idosos. Enquanto a campanha nacional de vacinação é feita com a vacina trivalente, existe também a oferta de vacinas tetravalentes em clínicas particulares que apresentam maior proteção vacinal. Enquanto a trivalente protege contra três cepas do vírus da gripe sendo suas do tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B, a tetravalente protege contra quatro cepas (duas do tipo A e duas do tipo B). 

Dica da Semana

Novelas – Streaming

"À Sombra dos Laranjais":  
Novela de Sylvan Paezzo e Benedito Ruy Barbosa, baseada na obra de Viriato Corrêa encontra-se em seis episódios disponíveis na Globoplay. Exibida em 1977, contava a história de Madalena (Aracy Cardoso), que esperou durante 28 anos o retorno do noivo Pedro Lemos (Herval Rossano) para a cidade de Laranjais. Também era a história de um pequeno circo que chegava à cidade e de Tomé (Ary Fontoura), um palhaço triste. A possibilidade de rever grandes atores como Beatriz Lyra, Monah Delacy, Maria Pompeu, Castro Gonzaga, Tamara Taxman e Lídia Brondi.  


 

Publicidade

Veja também