Da história da colonização da região de Presidente Prudente às viagens da caravana Rolidei pelo norte e nordeste do país, passando por estreias de filmes produzidos no interior de São Paulo, a mostra O Cinema Mostra o Interior leva o público do Sesc Thermas de Presidente Prudente à desbravar os mais diversos rincões do Brasil.
O especial do Cine Bosque de setembro tem o pontapé inicial na próxima terça-feira, com a exibição do filme A História da Eternidade, primeiro longa-metragem do pernambucano Camilo Cavalcante, também responsável pelo roteiro. Lançada em 2014, a produção arrebatou diversos troféus no Festival de Paulínia, no prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, na Mostra de São Paulo, entre outros. A sessão começa às 19h30, com entrada gratuita.
A mostra O Cinema Mostra o Interior segue no mês de setembro com os seguintes filmes: História & Estórias – 100 Anos de Presidente Prudente (12 de setembro), Bye Bye Brasil (19 de setembro) e O Nó Da Cana Também Dá Garapa/Olhos Vendados (26 de setembro).
No dia 20 de setembro, há uma programação especial com a exibição do longa Cake – Uma Razão Para Viver, pelo Setembro Amarelo, campanha de conscientização à prevenção do suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do problema.
“A História da Eternidade”
Em um pequeno vilarejo, no sertão do Nordeste, três histórias materializam um combate: a tensão entre a modernidade e a tradição. Os pontos em comum entre elas são o desejo e a decepção. É um lugar mítico, com figuras emblemáticas, como uma matriarca forte (Zezita Matos), uma espécie de avó coragem que abriga em sua casa o neto que voltou do sudeste (Maxwell Nascimento).
A outra é Alfonsina (Débora Ingrid), garota de 15 anos que sonha em conhecer o mar. Seu único amigo é o tio João (Irandhir Santos), que tenta protegê-la de um pai abusivo (Claudio Jaborandy). O filme é organizado pelas histórias de suas personagens femininas, e a terceira é Querência (Marcélia Cartaxo), que está na faixa dos 40 e precisa lidar com a perda do filho.
A região mais industrializada, a arte e o mar são elementos estranhos ao lugar que geram um certo desconforto entre os personagens. A avó, Dona Das Dores, estranha os novos costumes do neto, e logo se depara com revistas pornográficas entre suas coisas. A “eternidade” do título talvez se refira exatamente a essa disputa entre o avanço que tenta chegar tirando tudo do caminho, e o arcaico, cujas raízes fixas impedem o progresso. Ao mesmo tempo, também é sobre homens e mulheres, os anseios, medos e desejos que os movem.
SERVIÇO
Cine Bosque – O Cinema Mostra o Interior
A História da Eternidade
(Brasil, 2014, 120 minutos. Drama. Direção: Camilo Cavalcante. Com Irandhir Santos, Marcelia Cartaxo e Zezita Matos)
Quando: Dia 5 de setembro
Horário: Às 19h30
Local: No Bosque do Sesc Thermas
Grátis
Classificação indicativa: 14 anos