A luta contra a dengue continua

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 06/02/2024
Horário 03:44

E o aparentemente inofensivo mosquito volta a atacar, a preocupar. E, muitas também já são as ações de prevenção para que a dengue não vire um cenário difícil como foi em 2023, com hospitais lotados e inúmeros casos em todo o Brasil, mas, principalmente em Presidente Prudente e região.

Políticas públicas com participação da população e empresas já são criadas para que desacelere a contaminação. As administrações municipais seguem com o bloqueio, e mapeamento dos pontos que precisam de mais atenção. Em Iepê, por exemplo, conforme publicado neste diário, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações para evitar o aumento de casos no atual cenário epidemiológico do resto do país. E em Prudente, empresas e Prefeitura se unem para tratar do combate ao inimigo comum a todos: o Aedes aegypti.

Vale ressaltar que a prevenção da dengue não se resume apenas ao combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, mas envolve uma série de medidas que devem ser adotadas em todos os níveis da sociedade. A educação e conscientização da população são componentes fundamentais desse processo, pois o conhecimento sobre os sintomas, métodos de transmissão e medidas preventivas são essenciais para uma resposta eficaz.

A eliminação de criadouros do mosquito em áreas urbanas e rurais é uma responsabilidade compartilhada entre governos, autoridades locais e cidadãos. A manutenção adequada de recipientes de água, a limpeza de terrenos baldios e a eliminação de locais propícios à reprodução do mosquito são ações simples, mas que desempenham um papel crucial na prevenção da dengue.

A prevenção não é apenas um ato de autodefesa, mas um ato de solidariedade e cidadania que transcende fronteiras e nos une na luta contra essa ameaça persistente à nossa saúde.

Publicidade

Veja também