"A mensagem de Santo Expedito"

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 18/05/2021
Horário 05:19
Foto: Cedida
O saudoso jornalista José Vieira
O saudoso jornalista José Vieira

Os romeiros e fiéis de Santo Expedito, desde cinco anos passados, não mais encontram no meio de toda população, a presença do jornalista José Vieira. Ele, por 15 anos como colaborador do jornal daquela cidade, “A mensagem de Santo Expedito”, reportava tudo o que acontecia nos movimentos das missas mensais, ou as solenes quando do dia do santo das causas urgentes. Mais que ninguém, seu trabalho era de que o turismo da cidade fosse reconhecido, ampliado e pudesse também colaborar com as obras do santuário. Era também um guerreiro e voluntário em todos os movimentos afetos ao santo, que fazia questão de noticiar em detalhes todas as demais missas celebradas na cidade.

JOSÉ VIEIRA
No dia 14 de maio de 2016, José Vieira deixou o mundo dos homens e partiu a chamado de Deus. O padre Umberto era grande admirador e incentivador dos seus trabalhos e foi um dos que também sentiu a morte de “Vieira”, como era mais conhecido na cidade. A ele, quando no velório prestou uma emocionante exéquias. Ele colaborou na fundação do jornal semanal da comunidade, que faz com que a cidade de Santo Expedito seja a menor do país a ter em circulação ininterrupta um jornal e isso há 19 anos. Sempre trabalhou na difusão do santo das causas urgentes, até no dia em que foi tomado pela enfermidade que o levou à morte.

HODIE
Uma leitora de Presidente Prudente nos indaga sobre o verdadeiro sentido da palavra. "Hodie", palavra derivada do latim que significa "Hoje", essa é a palavra que simboliza o santo, já que representa o agora. De acordo com o professor Anderson Santos, um certo dia, o santo sonhou com um corvo pedindo para adiar a conversão, mas o santo disse que não, que seria agora. "Conta-se a história que ele [Santo expedito] não deixa as coisas para amanhã, ele faz hoje. No pé da imagem, existe a palavra hodie, palavra em latim que significa hoje. Além disso, o nome dele significa rápido e enviado rápido. As pessoas criaram essa ligação com a palavra e com a questão dele ser urgente, elas atribuem milagres ao santo e que esses milagres acontecem instantaneamente", explica.

DIA DO TURISMO
O Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, foi instituído pela Lei 12.625, de 9 de maio de 2012. A data recorda o dia 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou a desapropriação das terras nas proximidades das Cataratas do Iguaçu. Esse ato tinha o intuito de criar o Parque Nacional do Iguaçu, o qual se tornou Patrimônio Natural da Humanidade. Neste ato, incluímos também as referências ao turismo religioso, onde oficialmente Santo Expedito é o único no MIT (município de interesse turístico) na região de Presidente Prudente.

CURIOSIDADE: O NOME
"Expedito" na verdade era o apelido que exprimia a presteza e a prontidão com que agia tanto no cumprimento de seu dever quanto na defesa da religião. Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje militar, vestindo uma túnica curta e um manto. Em uma mão sustenta uma palma e na outra a cruz com a palavra "Hodie", em referência à sua conversão. Sob um dos pés está o corvo dominado e a palavra "Cras".

LEILÕES
Segundo padre Umberto, os leilões de gado realizados neste mês foram muito bons, e o resultado dos mesmos já possibilita a cobertura do santuário. Ele assegura que novos eventos devem ser promovidos para que as obras sejam concluídas.

VISITAS
No final da semana, romeiros ainda chegaram a Santo Expedito, para visitas normais e de costume. Um casal admitiu que não pode vir no período do dia do Santo das causas urgentes, razão pela qual aproveitou o dia 15. Como sempre, além da igreja, eles visitaram também as obras do santuário e se admiraram com o progresso das mesmas. Ficaram felizes pelas obras que já estão em fase final de construção.

A JOSÉ VIEIRA

    Hoje uma homenagem
    Que é pura e verdadeira
    A um grande voluntário:
    -Saudoso José Vieira!

Veja também