"A um passo do fim"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 01/09/2020
Horário 06:08

Um filme policial noir de 1951 com a presença sempre majestosa do grande ator Spencer Tracy: “The People Against O’Hara” (no título original). Dirigido por John Sturges e co-estrelado por Pat O´Brien, John Hodiak e Diana Lynn. Spencer faz um advogado já aposentado em acompanhamento por ser alcóolatra, que tem que voltar à ativa para defender o filho de vizinhos sem condições financeiras, John O´Hara, acusado de homicídio. Inicialmente empolgado e confiante, ele passa a lidar com lapsos de memória que atrapalham sua defesa, aliado ao fato do réu esconder segredos que facilitariam sua absolvição. O filme é uma grande mistura de trama policial com drama de tribunal e conta com a presença de Charles Bronson em seu segundo filme, por apenas alguns minutos ainda usando o nome de Charles Buchinsky. 

   
“Como lidar com a falta de apetite entre os idosos”

As alterações no apetite entre os idosos são condições clínicas bastante frequentes e podem apresentar múltiplas causas. Existem causas que são naturais e inerentes ao envelhecimento: há redução gradual de olfato e paladar que contribui para a redução do interesse pelos alimentos e dificuldades digestivas podem interferir no processo (desde problemas de dentição, redução de saliva e modificações na velocidade de digestão nos diferentes níveis do tubo digestivo). Alguns alimentos que eram facilmente ingeridos podem causar algum desconforto com o passar da idade, o que contribui para dietas mais monótonas e menos atraentes. No entanto, fatores patológicos vêm se somar a este panorama: diversas patologias podem provocar redução da vontade de se alimentar, bem como as próprias necessidades de adequação das dietas para seus controles (como na hipertensão arterial, diabetes e obesidade) contribuem que o desejo pelo alimento também decline. Muitos medicamentos podem reduzir o apetite (como antidepressivos e antibióticos) e também alterar o paladar e a produção salivar. Todos estes fatores atuando conjuntamente podem determinar significante inapetência e contribuir para estados de desnutrição, anemias e carências vitamínicas. A melhora do apetite entre os idosos deve, portanto, estar associada à verificação e correção de todos estes fatores com ampla investigação clínica e exaustiva revisão medicamentosa, bem como a identificação e tratamento de problemas emocionais que podem estar sendo vivenciados pelo idoso. O uso de suplementos nutricionais e reposição de vitaminas e sais minerais (particularmente vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, zinco e magnésio) podem otimizar o apetite, ou ao menos regular o déficit da ingestão de tais substâncias. Existem medicamentos que podem ser utilizados para aguçar o apetite (muitos antidepressivos podem ter efeito de estimular a ingesta e o aumento de peso, dentre outros). Há substâncias que são orexígenas, ou seja, estimuladoras de apetite, e devem ser diferenciadas das vitaminas: elas atuam estimulando hormônios ou substâncias que são indutoras da ingestão alimentar, e podem ser úteis em patologias e condições que levam a perda de peso e consumo orgânico. 

Dica da Semana

Filmes – DVD 

“A Grande Mentira”:
(“The Good Liar”). EUA. 2019. Direção Bill Condon. Elenco: Ian McKellen e Helen Mirren. O golpista Roy Courtnay (Ian) encontra a milionária recém-viúva Betty McLeish (Helen) on-line e inicia o que seria mais um grande golpe numa presa fácil. No entanto, tudo se modifica quando golpista percebe que está apaixonado pela vítima. Recente filme com a dupla de atores maduros que esbanjam charme e talento aos 81 e 75 anos respectivamente. 

 

Publicidade

Veja também