“Abrimos as cortinas do espetáculo e o espetáculo é a nossa cidade”

Secretário de Cultura de Prudente, Paulo Sanches, diz que é preciso descobrir novos talentos, pois a cidade “vive e respira cultura”

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 14/09/2025
Horário 05:03
Foto: Arquivo/Maurício Delfim Fotografia/O Imparcial
Centro Cultural Matarazzo passa por obras de restauro
Centro Cultural Matarazzo passa por obras de restauro

Presidente Prudente completa 108 anos como palco de encontros entre passado e futuro. Ao longo de mais de uma década de prosperidade e transformação, a cidade acolheu pessoas de diferentes origens que deixaram marcas na cultura, na economia e no jeito de viver da região. Berço de tradições que ganham vida em cada esquina, a cidade respira artes, festas e memória coletiva. Escritores, músicos, produtores culturais, artistas contribuíram para um acervo vivo, onde feiras, apresentações, grupos de teatro e eventos, revelam a diversidade de identidades que circulam por Prudente. Muitos viram a cidade como um espaço de oportunidade para revelar talentos locais, criar redes de colaboração e preservar a memória regional por meio de museus, arquivos e projetos participativos.
O secretário de Cultura de Presidente Prudente, Paulo Sanches, diz que hoje a cidade vive a cultura. “Com a chegada da nova gestão, que tem acreditado e tem incentivado as políticas culturais, Presidente Prudente hoje vive um novo momento. Nós abrimos as cortinas para o espetáculo e o espetáculo é a nossa cidade”.
Paulo afirma que a cidade possui vários atrativos culturais, como Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto”, Centro de Eventos IBC, Centro Cultural Matarazzo, onde são realizadas ações culturais, além da descentralização da cultura, levando a arte para outros pontos da cidade. “O nosso Museu por exemplo, que comemorou recentemente 50 anos de história, abriga praticamente o maior arquivo histórico da nossa cidade, que conta a história de Prudente. O Museu está lindo, todo climatizado, moderno e muitíssimo bem cuidado para receber a população”.

Centro de Eventos IBC
O Centro de Eventos IBC, maior complexo de eventos do oeste paulista, segundo o secretário, tem eventos praticamente todos os finais de semana, de diferentes linguagens. “Um exemplo foi o Revelando SP, que ocorreu no mês passado, que foi um sucesso, entre outros grandes eventos realizados lá”.

Centro Cultural Matarazzo
“Nós temos o Centro Cultural Matarazzo, o maior complexo cultural da região, que está passando por obras de restauro, que no próximo ano nós vamos vir com uma nova roupagem, trazendo a essência cultural, mas modernizando também o espaço que precisava de melhorias”. 
Dentro do Matarazzo, Paulo cita o Teatro Paulo Roberto Lisboa, único teatro público da região com capacidade para até 500 pessoas. “No teatro temos espetáculos teatrais de música, de dança, quase todos os dias. O teatro também passa por melhorias, nós pegamos o teatro num estado final, mas essa nova gestão, além de realizar as atividades culturais que em realizando, também vem investindo na revitalização, nas melhorias dos equipamentos públicos culturais. Nós estamos trocando todos os equipamentos de ar-condicionado, estamos modernizando a sonorização do teatro e outras melhorias que vem acontecendo dentro do teatro”.
Ainda no complexo do Matarazzo, o secretário também cita a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes. “Eu falo que é o único conservatório de música vivo hoje, público, e está na nossa cidade. Ali, por dia, passam quase mil pessoas juntando o projeto Guri, que também vive no Centro Cultural Matarazzo”. 
Paulo relata ainda outros equipamentos culturais na cidade como os teatros de arena e o centro. “O centro comercial hoje, tá virando uma potência cultural, onde todo mês a gente leva o Projeto Centrô, com muita música, dança, teatro, circo e diversas atividades”.

“Prudente é Mais Cultura”
Além das ações de descentralização, a secretaria de Cultura vai lançar nos próximos dias, o projeto “Prudente é Mais Cultura”, um ônibus que vai levar diversas atividades culturais para os bairros e distritos da cidade. “O projeto é em parceria com o Sesc Thermas, Sesi, e com as entidades que fazem parceria com a cultura de Prudente. Então a cultura hoje ela vive um novo momento e esse novo momento é que está fazendo a diferença para a história da nossa cidade. Então Prudente hoje vive e respira cultura”.

Novos talentos
Além de tudo que já vem sendo feito, o secretário ressalta que é preciso mais. “Nós precisamos descobrir novos talentos, novos artistas. E essa nova gestão, nós abrimos um edital público, que está aberto até dia 30 de setembro, onde nós iremos contratar professores e oficineiros para dar aulas gratuitas, descentralizadas, do centro da cidade para o bairro, onde nós teremos capoeira, dança, música, de diversos instrumentos musicais e outras linguagens, até literatura, e abrimos também para receber novos projetos, outras sugestões de projetos também. Ou seja, é um edital de formação, que a gente quer formar pessoas, pegar as crianças e formar. A cultura transforma a vida, ela transforma as pessoas. Então nós abrimos um edital público, que é um investimento de aproximadamente de R$ 300 mil, que é da nossa cidade, com recursos de fomento cultural mesmo, que é para a gente trazer novos artistas, novos produtores culturais”.

Arquivo/Maurício Delfim Fotografia/O Imparcial

useu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto” comemorou 50 anos


Projeto Centrô leva música e atividades para o centro de Prudente


Secretário de Cultura de Prudente, Paulo Sanches: “A cultura transforma a vida, ela transforma as pessoas”

Publicidade

Veja também