APE apresenta 152º Sarau Solidário, hoje no Matarazzo

Evento tem início às 19h30 e abordará o tema “Exagerados”: lendas urbanas, “causos” fofocados, conto da carochinha, exageros propositais, mitos pra impressionar, história de pescador

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/04/2023
Horário 09:01
Foto: Maurício D'S – fotógrafo
Mensalmente artistas fazem da arte um bom motivo para estarem juntos
Mensalmente artistas fazem da arte um bom motivo para estarem juntos

Neste sábado, a partir das 19h30, a APE (Associação Prudentina de Escritores) apresenta seu 152º Sarau Solidário, no qual os artistas abordarão o tema “Exagerados”! Será no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.
Lendas urbanas, “causos” fofocados, conto da carochinha, exageros propositais, mitos pra impressionar, história de pescador. No mês que abarca o Dia da Mentira (1º de abril), Carlos Francisco Freixo, presidente da associação, diz que vale a pena refletir: “‘A mentira só fere e faz mal ou também pode ser obra de ficção e ganhar o Oscar? A mentira destrói os relacionamentos ou pode unir pessoas em torno de uma boa risada?’. Comediantes que o digam, são caricatos em tudo o que falam. Que tal trazer essas histórias para o nosso sarau?! E foi o que fizemos”, expõe o presidente, que também é escritor.

“OS DIAS FORAM NOS LEVANDO A BUSCAR O IMEDIATISMO E A REFLEXÃO FOI DEIXADA DE LADO. ESTAMOS INCERTOS SOBRE A VERDADE E A MENTIRA. NÃO SERIA PROBLEMA SE OLHÁSSEMOS TUDO COMO POSSIBILIDADES DE VER OUTROS CAMINHOS POSSÍVEIS”
Carlos Francisco Freixo

Para os que desconhecem as atividades da associação, Freixo ressalta que firmes no projeto iniciado em março de 2010, escritores da cidade e região compartilham deste momento sempre de forma equilibrada, crítica e reflexiva. “E os temas vão se apresentando de forma dinâmica e nos fazendo ver e rever o cotidiano para termos sempre a coragem de tomar decisões mais próximas possíveis de um compartilhar humano”, exalta. 

Nos perdemos

Este tema surge do tradicional 1º de abril, em que brincadeiras poderiam gerar o riso, a galhofa, a brincadeira para no dia seguinte caber o desmentido. “Mas os dias foram nos levando a buscar o imediatismo e a reflexão foi deixada de lado. Estamos incertos sobre a verdade e a mentira. Não seria problema se olhássemos tudo como possibilidades de ver outros caminhos possíveis. No entanto, nos perdemos sobre o certo e o errado, o racional e o irracional, o concreto e o ilusório”, reflete. 
Freixo ressalta que na maioria das vezes, os absurdos gerariam reflexões para a tomada de decisão de juntar as famílias, as pessoas, os povos. “Ninguém é melhor que ninguém, mas sem a consciência e a reflexão pouco sobra da essência do que é ‘ser humano’”, enfatiza. 

Mensalmente juntos

Freixo acentua que a função de todos é deixar fluir todos os sentimentos e buscar a harmonia para uma paz que há tanto tempo buscamos inquietos. Ele garante ser possível. “Podemos fazer isso. Rir e pensar, ser sério e leve ao mesmo tempo, buscar caminhos em que possamos nos chamar de irmãos, mesmo com todas as diferenças possíveis. E em nosso encontro mensal nos sentamos para fazer da arte um bom motivo para estarmos juntos e sermos sempre melhores”, pontua o escritor, adiantando que o Sarau Solidário de maio terá como tema: “9ª Sinfonia de Benjamin”. “Será nosso momento de comemorar os 90 anos de nosso mestre inspirador Benjamin Resende!”, adianta Freixo.

EQUIPE DA APE
Carlos Francisco Freixo - escritor
Rodrigo Campos – escritor, cantor, compositor
Maleno Maia - escritor
Neucélia Félix - escritora
Paulo Brancatti - escritor
Rafael de Campos - escritor
Néia Marques - escritora
Maria Aparecida Pereira - escritora
Cleusa Cardoso - escritora
Eliane Vani Ortega - escritor 
Felipe Farah - escritor e compositor 
José Júlio Samogim – compositor 
Cida Ajala – cantora e compositora
Miguelina Rodrigues - escritora
Tácito Cortes - escritor
Fernando Luiz - escritor
Ketlyn - escritora 
Thaís Helena - escritora
Chico Ferro – escritor


 

Publicidade

Veja também