Após empate, Fesan critica arbitragem e fala sobre relação com a torcida 

Depois de um 2 a 2 eletrizante contra o MAC, técnico listou erros na atuação de José Guilherme Almeida e Souza e citou a necessidade de uma atmosfera mais positiva no Prudentão

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 01/02/2024
Horário 21:10
Foto: Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente
Árbitro do jogo, Jose Guilherme Almeida e Souza, foi criticado
Árbitro do jogo, Jose Guilherme Almeida e Souza, foi criticado

Após o empate eletrizante em 2 a 2 entre Grêmio Prudente e MAC (Marília Atlético Clube) pela 3ª rodada da Série A3 do Paulista, ontem, o técnico do Gavião Carcará, Ademir Fesan, não poupou elogios à atuação de sua equipe, que conseguiu buscar o empate por duas vezes, e contestou o árbitro do jogo, Jose Guilherme Almeida e Souza. 

Fesan ainda citou a questão das seis substituições feitas pelo Catanduva no sábado passado e ressaltou que o episódio não mexe com o ambiente do elenco para a sequência da competição.

O Grêmio Prudente viajou nesta quinta-feira para o ABC Paulista, onde, no sábado, às 10h, encara o quarto colocado EC São Bernardo pela 4ª rodada da competição, no Estádio 1º de Maio. Após o fechamento da rodada passada, o Carcará aparece na sexta colocação, com 4 pontos ganhos. Já o MAC, é o décimo colocado, com 6. O Catanduva é o líder com 9 pontos.

Fala, Fesan!

“Gostei demais do jogo. Saio feliz, mas com o sentimento que dava pra ter ganho, ainda mais com os erros arbitragem. Isso me deixa chateado, mas ao mesmo tempo motivado e feliz com o que eles entregaram”, disse o treinador do Grêmio Prudente sobre a atuação de seus jogadores contra o MAC e também ao lamentar a atuação da equipe de arbitragem. 

O técnico teceu duras críticas à arbitragem de Jose Guilherme Almeida e Souza. A primeira contestação de Fesan foi em relação ao pênalti marcado a favor do Marília aos 11 minutos da primeira etapa após a bola bater no braço do zagueiro Rafael Milhorim depois de cruzamento pelo lado esquerdo de ataque do MAC. O árbitro prontamente apontou para a marca da cal. “Vocês viram aí uma arbitragem, primeiro, com um pênalti bem duvidoso. O Rafael [Milhorim] se esforça para tirar o braço. Foi muita vontade de dar um pênalti desses”, iniciou o treinador na coletiva pós-jogo ao listar os lances polêmicos. 

O segundo lance criticado por Fesan foi a não marcação de um pênalti a favor do Grêmio após o lateral-direito Iury ser empurrado dentro da área numa chegada do Carcará quando o jogo estava 1 a 0 para o MAC, no terço final da primeira etapa. “Um pênalti absurdo nosso jogador, no Iury. Absurdo. Foi na frente do árbitro”, contestou Fesan, que também falou sobre o gol anulado de Rodrigo Andrade aos 11 da segunda etapa por impedimento do centroavante Maranhão. “O Maranhão realmente estava em impedimento, mas muita vontade de dar [a irregularidade]”.

“Estou falando de dois erros de arbitragem que de repente hoje eu estaria com estes 3 pontos também. Isso nos deixa muito chateado. Quando fui demitido do Primavera num jogo contra a Lemense, esse mesmo árbitro, Jose Guilherme Almeida e Souza, deu um pênalti com quase um metro fora da área. E hoje, ele dá um pênalti duvidoso pra eles [MAC] e não dá um pênalti muito claro pra nós, na frente dele. Fora outros, erros: cinco minutos de acréscimos? Pelo amor de Deus. Quando estava 2 a 1, o Marília ficou o tempo todo segurando o jogo. O quarto árbitro [Flavio Nascimento Flores Helena] ficou quatro ou cinco minutos pra fazer uma substituição”, elencou Fesan ao tecer a crítica. 

O técnico do Carcará também questionou os critérios utilizados pela arbitragem nos jogos da equipe. “Qual o critério que eles vão utilizar afinal? Vai deixar o jogo rolar ou não? Porque hoje se deu tudo, já no sábado [contra o Catanduva] não deram nenhuma falta”, concluiu Ademir Fesan. 

Relação com a torcida

Questionado se escuta a “turma do amendoim” do Prudentão, que fica impaciente a cada passe dado para trás na tentativa do time construir o jogo, Ademir Fesan disse que ouve as críticas, mas não liga dado a concentração na partida, no entanto, citou a necessidade de um ambiente positivo no jogos do time em casa após Prudente chegar a ficar dois anos sem jogos de futebol profissional. 

“A torcida veio e tem o direito de criticar, mas, acima de tudo, o de torcer. A torcida do Votuporanguense deu um show lá no primeiro jogo quando estava 2 a 0 pra nós e eles incentivaram até o final, quando aí sim depois do jogo vaiaram. Me preocupa para o futuro do Grêmio Prudente porque aqui ficamos tantos anos sem futebol e agora que tem as pessoas [que ficam] criticando. Acho que não é bom pra ninguém. Se a gente tivesse jogando mal, perdendo todos os jogos, mas não é o caso. Perdemos o segundo jogo da competição contra o Catanduva com erro de arbitragem. Acho que é legal a gente trazer uma atmosfera, uma energia mais positiva”, pontuou Fesan, que disse ter uma relação muito boa com a torcida prudentina. 

Tempos depois do término dos 90 minutos e da coletiva de imprensa, o técnico do Carcará foi até o portão de entrada dos vestiários do time mandante para escutar os torcedores da Fúria Prudentina, que cobraram o acesso à A2 e emanaram apoio ao treinador ao final da reunião.

FICHA TÉCNICA 

Competição: Série A3 2024 – 3ª rodada da 1ª fase 
Local: Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, Presidente Prudente (SP);
Data e horário: 31/01/2024, às 19h30. 
Público: 1.573 pessoas.
Renda: R$ 25.895.

Equipe de arbitragem: árbitro Jose Guilherme Almeida e Souza; árbitro assistente 1 João Messias da Silveira; árbitro assistente 2 João Pedro de Morais; quarto árbitro Flavio Nascimento Flores Helena.

Gols: Grêmio Prudente : Luquinha (49/1T) e Maranhão (20/2T); MAC: João Lucas (13/1T) e Raphael Macena (5/2T).

Cartões Amarelos: Grêmio Prudente: Leocovick, Maranhão e Rodrigo Andrade; MAC: Raphael Macena; 

Grêmio Prudente: Luiz; Iury, Rodolfo Mol, Milhorim e Leocovick; Rafael Potiguar, Marcondele (Pedro Rinaldi) e Rodrigo Andrade (Madalena); Luquinha Bozó, Maranhão e Coutinho (Moreira). Técnico: Ademir Fesan.

MAC: Filipe Garça;Luizão, Luiz Henrique, Lucas Straub e Mateus Muller; Romário (Junior Santos), Anderson Brito e João Lucas; Franklin (Erick Varão), João Marcos (Aslen) e Raphael Macena (Ruster).. Técnico: Cléber Gaúcho. 

Caio Gervazoni

Ademir Fesan, não poupou elogios à atuação de sua equipe

Publicidade

Veja também