Após estrear com vitória, Grêmio parte rumo a São José dos Campos 

No sábado, Carcará engoliu Votuporanguense; após 3 a 0 na primeira rodada, equipe de Marcos Campagnollo faz viagem mais longa da 1ª fase para encarar o São José nesta quarta à noite    

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 23/01/2023
Horário 17:01
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Craque do jogo, Bizaus anotou 2 contra o Votuporanguense; com a camisa azul-grená, defensor chegou a 5 gols em 11 partidas 
Craque do jogo, Bizaus anotou 2 contra o Votuporanguense; com a camisa azul-grená, defensor chegou a 5 gols em 11 partidas 

Depois de um aperitivo saboroso na pré-temporada contra o Londrina, a torcida do Grêmio Prudente saiu de barriga cheia na estreia do Gavião Carcará na Série A3 do Campeonato Paulista, contra o Votuporanguense, na tarde de sábado, no Prudentão. No banquete oferecido pela equipe de Marcos Campagnollo, estava a Pantera Alvinegra, engolida ao longo dos 90 minutos pelo Carcará em seu ninho. Irretocáveis 3 a 0, com momentos de agressividade nas diversas chances criadas, por meio da imposição física e tática, com marcação alta e sob pressão na saída de jogo do adversário, durante a peleja inaugural da terceirona. Fôlego de sobra na criação de jogadas e nos contra-ataques e muita impulsão nas jogadas de bola área, principal arma do poderio bélico gremista no primeiro embate da temporada valendo três pontos.  
Destaque para o promissor Eduardo Biazus. “Onfire”, o zagueiro artilheiro, começou a temporada atual assim como terminou a última: balançando as redes do Prudentão, desta vez, duas vezes. Além da imponência na linha defensiva e da boa saída de jogo, Biazus foi peça fundamental nas bolas áreas alçadas na área do Votuporanguense. Rafinha, legítimo camisa 10, espécime em extinção no futebol brasileiro, além da boa presença nas jogadas ofensivas, estava com o pé esquerdo calibrado nas cobranças de escanteio. Tanto é, que serviu Eduardo Biazus em duas ocasiões: na primeira, aos 13 minutos da primeira etapa, escanteio fechado para o zagueiro aparecer na área adversária e abrir o placar; na segunda, mais uma fatiada precisa na pelota, e lá estava Biazus, que, de cabeça, ampliou a contagem no marcador: Grêmio 2 x 0 Votuporanguense.
O segundo tempo começou e se estendeu nos minutos iniciais em banho-maria. Campagnollo mexeu no molho, sacou os meias Rafinha e Rafael Potiguar e promoveu as estreias do meia Jefferson e do ponta Wandson. Antes disso, o “professor” já havia feito uma alteração em meados do primeiro tempo, quando o lateral-esquerdo Renner, lesionado, deu lugar a Felipe Santos. Em recuperação, Renner é dúvida para esta quarta-feira. 
Após as alterações, o Grêmio voltou a atuar em fogo alto. O camisa 9, Jonathan Chula, apesar de não ter deixado o dele na estreia, demonstrou muita tranquilidade no domínio e proteção de bola para abrir a “capa do Batman”, assim como seu homônimo Aloísio Chulapa fazia no Athletico Paranaense e no São Paulo, para servir os companheiros de ataque. Numa dessas investidas, aos 24 do segundo tempo, Chula tentou a finalização na primeira e o taco espirrou, na segunda, o 9 protegeu, brigou e serviu Helder, que, em velocidade, não titubeou e fez o primeiro dele com a camisa do Grêmio Prudente para fechar a conta no Prudentão. 
O Carcará vislumbrou em pedir outras “saideiras”, mas a bola insistiu em não entrar. Nada que impediu a alegria dos mais de 2 mil torcedores que foram ao Prudentão acompanhar a estreia do Carcará, que nesta quarta-feira, bate asas até São José dos Campos (SP), para o duelo pela 2ª rodada da A3 contra o São José, que, no domingo, empatou fora de casa por 1 a 1 diante da Matonense, em Matão. O Grêmio Prudente corta o Estado e faz sua viagem mais longa na primeira fase, cerca de 650 quilômetros até o Vale do Paraíba.  

Falas pós-jogo

Logo após o jogo, Eduardo Biazus foi devolver o carinho da criançada que fica na região próxima ao alambrado das cadeiras jogando uma bolinha, muitas vezes, representada numa latinha ou garrafa de plástico amassada, assim como fazem os adeptos infantis do Racing, da Argentina. O clube alviceleste de Avellaneda, inclusive, pintou as quatro linhas em diversas localidades do estádio El Cillindro para que as crianças se divirtam de forma mais organizada. 
Entre fotos e palavras de apoio dos fãs, a reportagem de O Imparcial pegou uma palavra do homem do jogo. “Sabia que ia ser um jogo complicado, mas também da extrema importância de sair com a vitória hoje, com os três pontos para largar bem no campeonato. A gente já vai mudar a chavinha para na segunda [ontem] treinar forte para encarar o São José na quarta-feira lá. Uma viagem longa, cansativa. Agora é descansar bem”, frisou o zagueiro artilheiro.
Com semblante abatido, o treinador do Votuporanguense, Rodrigo Cabral, falou sobre a derrota e opinou sobre o atraso na preparação da equipe ao longo da pré-temporada. “Da maneira que perdemos, não encaro isso como desculpa em relação ao tempo da preparação. Foram gols no nosso erro ali de bola parada. Dessa forma, a gente analisa que iniciamos bem o jogo, com certo controle, mas o gol deu uma desestabilizada e em sequência outro gol e isso dificultou um pouco”, narrou o técnico. Nesta quarta, a Pantera Alvinegra recebe o Bandeirante em casa na Arena Plinio Marin. 



 

Publicidade

Veja também