Aposentadoria, é o fim?

OPINIÃO - Valdecir Cahoni Rodrigues

Data 23/03/2023
Horário 04:30

Eu tenho 52 anos de idade e desde que completei 18 anos, sempre trabalhei com carteira assinada. A motivação? Quando me aposentar ter direito a um determinado salário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o tão conhecido INSS. 
Com 30 anos de idade fui convencido de que viver com o dinheiro da aposentadoria não seria suficiente para manter o mesmo padrão de vida, então havia duas saídas: fazer uma previdência privada ou fazer a tão conhecida poupança. Eu escolhi fazer a poupança. Mas para poupar é necessário economizar e isso ninguém me ensinou. Qual a alternativa? Trabalhar mais para sobrar algum dinheiro para investir. Sugiro que consiga economizar sem ter que aumentar a sua carga horária de trabalho. 
Mas este não é o maior problema que enfrentamos. Já parou para refletir que desde crianças somos ensinados a aceitar a aposentadoria como sendo o fim de nossa vida? Pesquisas apontam que muitas pessoas acabam ficando depressivas após afastar de seu trabalho e em alguns casos pode levar até mesmo ao suicídio. A causa? Somos ensinados de que é o trabalho que enaltece o homem. Então quando paramos de trabalhar, perdemos o nosso propósito de vida. 
Longe disso, a aposentadoria não é o fim e sim a oportunidade de um novo recomeço. É o fim de um ciclo que muitas das vezes você não teve condições de escolher o que gostaria de fazer, e o começo de um novo ciclo, repleto de novas oportunidades. Muitos escolhem trabalhar em outra área, abrir o seu próprio negócio, voltar a estudar, viajar, curtir os netos ou simplesmente não fazer nada.  
Qual a solução? Muitas organizações desenvolvem programas de orientação ou de preparação junto a seu colaborador com o objetivo de ensiná-lo a enfrentar este novo ciclo de sua vida, mostrando que não é o fim e sim o início da realização de muitos sonhos que não puderam ser concretizados anteriormente. E se a minha empresa não oferece este suporte? O que devo fazer? Procure orientação. Hoje temos profissionais que fazem este trabalho.
Aguardar a aposentadoria e se preparar para ela tanto financeiramente quanto mentalmente é o caminho para que possamos viver neste período com a dignidade merecida. Mas devemos ter o cuidado para não planejarmos o futuro e esquecermos de viver o presente. Os nossos sonhos devem ser realizados diariamente. 


 

Publicidade

Veja também