Artista prudentina é representante regional do lançamento do Programa Empreendedor Artesão 

SINOMAR CALMONA

Finalidade do evento é desenvolver a cadeia produtiva do artesanato em todo o Estado; para isso, foram convidados representantes de cada região de SP

COLUNA - Sinomar

Data 13/11/2025
Horário 04:45
Marta usa traje 100% artesanal ao lado do secretário da SDE–SP, Jorge Lima
Marta usa traje 100% artesanal ao lado do secretário da SDE–SP, Jorge Lima

A restauradora e artista prudentina, Marta Bedin, representou a região do oeste paulista no lançamento do Programa Empreendedor Artesão. O evento ocorreu na terça-feira, no auditório do CDI-USP (Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo) e foi promovido pela SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) junto com o Fundo Social do Estado, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do artesanato.
Reconhecimento profissional, capacitação técnica e empreendedora, acesso a crédito e incentivo aos municípios à comercialização são os propósitos do programa, que tem como motivação promover o desenvolvimento econômico regional, gerar renda e ampliar as oportunidades para milhares de artesãos em todo o Estado.
O secretário da SDE-SP, Jorge Lima, ressalta que o artesanato precisa ser visto como fonte de renda, valorização artística e valorização histórica. “O primeiro passo é transformar o artesanato não numa arte simples, mas em um negócio de alto valor agregado. E o segundo pilar é a preparação daqueles que querem”.          
“Hoje é dia de festa, em que o governo do Estado de São Paulo lança o Programa Empreendedor Artesão”, celebra o diretor regional da SDE-SP, Lucas Grandolfo. O objetivo do programa, segundo o diretor, é valorizar, fortalecer e impulsionar o artesanato paulista. 
“Em fevereiro deste ano, tivemos a primeira reunião com o secretário Jorge Lima e a equipe da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) do Estado, onde foi apresentada a ideia inicial para o programa e fomos ouvidos. A partir daí, começamos a ter reuniões on-line para apresentar nossas ideias e dificuldades dos artesãos”, explica Marta. 

Primeira reunião presencial em fevereiro
A artesã explica que desde o final do ano passado (2024), “estamos colaborando, num primeiro momento para atualizar o mapa do artesanato da nossa região, que foi realizado através de escuta qualificada que era a proposta do Estado”. Para isso, iniciaram com uma campanha para os artesãos responderem o formulário da secretaria. “O resultado foi muito bom, nossa região foi a que mais respondeu”, comenta Marta.
Membro da Casa do Artesão de Presidente Prudente, Marta ressalta que a diretoria contribuiu com o custeamento das despesas, uma vez que um dos grandes propósitos é fortalecer a associação para acolher os artesãos.

Sobre a artista
Marta iniciou a carreira artística aos 49 anos, após um momento profundo de reflexão com Deus, com o propósito de preservar memórias, proteger histórias e transformar o olhar das pessoas sobre o patrimônio que nos cerca. “Assim nasceu minha jornada no restauro e conservação de obras”, comenta a restauradora.
Com repercussão internacional de seus trabalhos, a artista conquistou conhecimento no Brasil e no exterior, como Franca, Equador e Estados Unidos. Ela conta que cada aprendizado fortaleceu sua missão de valorizar nossa identidade, e manter viva a história para as próximas gerações.
“Meu propósito é claro: deixar uma marca que honre o passado, transforme o presente e ecoe no futuro”, conta Marta


MARTA AO LADO DA SUBSECRETÁRIA DE EMPREENDEDORISMO E PRODUTIVIDADE DA SDE-SP, MYRIAM PRADO

Publicidade

Veja também