Copinha: Grêmio Prudente chega confiante na competição

Técnico Guilherme Freitas diz que equipe vem se preparando desde novembro e que está satisfeito com a evolução dos Carcarazinhos

Esportes - Cassia Motta

Data 30/12/2025
Horário 15:38
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
Guilherme Freitas: “Nosso grupo é bem experiente, os meninos apesar de jovens, têm uma vivência muito boa dentro do futebol”
Guilherme Freitas: “Nosso grupo é bem experiente, os meninos apesar de jovens, têm uma vivência muito boa dentro do futebol”

A Copa São Paulo de Futebol Junior 2026 - Copinha começa oficialmente no dia 2 de janeiro (sexta-feira). O Grêmio Prudente tem sua estreia marcada na competição, neste sábado (3), às 17h15, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, contra a equipe do Carajás-PA. “É um jogo difícil, uma equipe que está acostumada a jogar a competição, mas estamos jogando em casa, diante do nosso torcedor. Nossa equipe está bem preparada e vamos em busca de estrear com uma vitória”, afirma o técnico, Guilherme Freitas.

A equipe que vai disputar a Copinha vem treinando desde o dia 10 de novembro. Desconsiderando algumas datas - domingos e recesso do Natal - os Carcarazinhos vêm treinando há mais de 40 dias. “É uma preparação bem intensa, como a competição exige, pois é uma competição curta, de menos de um mês e com jogos dia sim, dia não. A competição exige muito de todos os componentes - mental, físico, técnico e tático. A gente deu uma ênfase maior à parte física, mas também trabalhando a parte técnica e tática, para que a gente possa chegar bem na estreia”.

Equipe competitiva

Segundo o técnico, a equipe tem “bons valores”, é uma mistura das equipes que atuaram em 2025 no Sub-20 com o Sub-17. “O Sub-17 chegou até as quartas de finais e o Sub-20 chegou até às oitavas. Foram duas categorias que fizeram grandes competições, duas gerações muito boas, com ótimos valores individuais e coletivos. Então a gente chega confiante. Eu acho que essa mescla de atletas é importante, com atletas mais experientes, atletas que já jogaram a competição com os garotos do Sub-17. É uma equipe muito competitiva, muito aguerrida, uma equipe que tem trabalhado bastante, que tem procurado evoluir e nós estamos extremamente satisfeitos com esse período de preparação. Fizemos alguns amistosos e a equipe demonstrou muita evolução semana após semana. Eles estão bem focados”.

Equipe

Guilherme diz que não dá para destacar um ou outro jogador ou setor que esteja melhor, e sim destacar o time como um todo. “A gente tem boas opções tanto na defesa quanto no meio campo, ataque. Tivemos um período para conhecer os atletas, para se adaptar e entender o jogo. O que a partida pedir, nós vamos ter atletas para corresponder com essa determinada característica. É um trabalho novo, pouco tempo para se preparar para uma competição importante, mas o pessoal tem um bom entendimento de jogo, a equipe está bem integrada e tenho certeza que vamos fazer uma grande Copinha”.

Ansiedade

De acordo com Guilherme, essa é a semana que bate um pouco mais de ansiedade nos atletas, o que é normal. “O nosso grupo é bem experiente, os meninos apesar de jovens, têm uma vivência muito boa dentro do futebol. Já passaram por esses momentos em outras competições. É claro que a Copinha tem um gosto diferente, é a maior competição de base do Brasil, em termos de qualidade, quantidade de equipes. É uma vitrine, acaba batendo um pouco mais de ansiedade, mas eles estão bem tranquilos, a gente tenta passar tranquilidade para eles nesse momento. Mas o friozinho na barriga e até a hora da bola rolar, depois que começa o jogo, essa ansiedade já passa e as coisas tendem a acontecer.

Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Carcarazinhos estreiam neste sábado, na Copinha 2026

Publicidade

Veja também