Jotacê Cardoso: referência na  cultura de Prudente e região deixa saudades no meio artístico

Músico e produtor cultural foi reverenciado nas redes sociais; ele faleceu ontem, aos 67 anos, vítima de um câncer no pulmão

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 30/12/2025
Horário 16:45
Foto: Cedida
Renato de Jesus e Jotacê Cardoso: amizade de mais de quatro décadas
Renato de Jesus e Jotacê Cardoso: amizade de mais de quatro décadas

A cultura amanheceu em silêncio. Foi sepultado nesta terça-feira, o produtor cultural, músico multi-instrumentista, compositor e diretor do Clube do Meio Artístico, João Carlos Cardoso - o Jotacê Cardoso, aos 67 anos, que construiu uma trajetória pautada pelo amor à arte, com toda sua sensibilidade.

Segundo Nelma Melo, esposa de Jotacê, ele faleceu devido a um câncer no pulmão, que já tinha se espalhado para outros órgãos. Ele deixa três filhos - Raquel, Débora e Francisco. “O Jota foi uma pessoa que batalhou muito pela arte aqui na região, principalmente pela valorização do artista”, disse Nelma.

Amigo de Jotacê há 46 anos, Renato de Jesus ressalta que foi ele quem deu esse nome “Jotacê” ao parceiro cultural. “Ele foi meu parceiro desde os idos de 1979, dos tempos que participávamos dos agitos culturais da antiga Fafi - Faculdade de Filosofia de Presidente Prudente, hoje Unesp. Foi lá que o Jotacê promovia shows no diretório estudantil com seu violão, temperado à bossa nova. Inclusive anos depois, eu que batizei artisticamente como Jotacê Cardoso, pois ele usava as iniciais J.C.

Renato lembra que ele e sua parceira Nelma Melo criaram o Clube do Meio Artístico em Prudente, com objetivo de promover trabalhos artísticos seus e de outros artistas, o que culminou com a transformação da nova entidade em uma ONG oficial, promovendo projetos e eventos culturais, não só para Prudente, mas também para toda a região. 

“Através da Caravana da Cultura ele promovia várias atividades e performances culturais como shows musicais, teatro, dança, mostras e várias outras modalidades, das quais eu participei em várias oportunidades com meu Cordel Caipira. Foram mais de 45 anos de parceria pelejando pela cultura. Com 67 anos ele descansou. Mas seu grande legado cultural fica e dever ser reverenciado por todos nós”.

Homenagens nas redes

Diversos amigos também fizeram homenagem a Jotacê nas redes sociais. A cantora Elly Guimarães relatou: “Um produtor maravilhoso, de um talento imenso entre os dedos ao lado das cordas do violão e teclas de um piano. Pude cantar suas composições. Que Deus recebe você de braços abertos”.

Quem também homenageou Jotacê foi o cineasta, produtor, ator e escritor, Vicentini Gomez: “Há pessoas que não partem, seguem vivendo na arte que aprontaram por toda a vida. Missão cumprida. Joatcê segue para outro plano. Será feliz por lá, como foi por aqui. Aplausos calorosos para o nosso amigo”.

O secretário de Cultura de Prudente, Paulo Silvio Sanches, também lamentou a morte de Jotacê: “É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Jotacê Cardoso, músico e produtor cultural em Prudente. Jotacê era uma pessoa muito estimada no cenário cultural e sempre demonstrou respeito e admiração por mim. Expressamos nossas condolências à família, em especial a esposa Nelma Melo”.

A jornalista e produtora cultural, Camila Mancini, que trabalhou com Jotacê no início de sua carreira, relembra a experiência. “Meus primeiros passos como jornalista e produtora cultural foi com Jotacê. Ele me incentivou abrir minha própria produtora. Pessoalmente nós nos tornamos amigos. Ele dizia que era obrigação nossa conhecer todas as músicas da nossa MPB. Mostrou inclusive o lado B das canções mais bonitas. A gente partilhava festas, encontros culturais juntos, um na casa do outro. Ele era muito especial, uma figura muito bacana”.

Nas redes sociais, Camila também homenageou o amigo: “Luto na cultura! Estou extremamente pesarosa com essa notícia. Ficam boas lembranças de momentos compartilhados com ele. Deus conforte o coração da família e que seu legado como pessoa e músico, seja eternamente lembrado e dissipado em nossa cidade e no setor cultural ao qual ele dedicou toda sua vida com muito amor”.

O Grupo Guedes manifestou seu pesar: “O Grupo Guedes, por meio de suas marcas GuedesTv e AGuedes.com, manifesta profunda solidariedade e total apoio ao meio artístico e cultural, bem como aos familiares e amigos,, pelo falecimento de Jotacê Cardoso, músico e gestor cultural, patrono e incentivador da cultura no oeste paulista. Sua contribuição permanecerá viva na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver e trabalhar ai seu lado”.

Cedida

Camila Mancini e Jotacê Cardoso: “Ele era muito especial”

Publicidade

Veja também