Atividades físicas e esportivas, através das plataformas digitais

Mesmo em meio à pandemia, Sesc Thermas promoveu videoaulas de ioga e ginástica multifuncional; objetivo é fazer as pessoas manterem o corpo em movimento e, até mesmo, relaxarem

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 31/12/2020
Horário 10:00
Foto: Sesc Thermas Prudente/ Estevão Salomão 
Sesc executou a ginástica multifuncional seguindo todos os protocolos de prevenção 
Sesc executou a ginástica multifuncional seguindo todos os protocolos de prevenção 

A orientação para a prática de esportes e exercícios físicos a partir da participação prazerosa é sempre presente nas ações oferecidas pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente e, para isso, trabalha com metodologias eficientes para atender pessoas com os mais diversos níveis de habilidade ou experiência esportiva. Na capital do oeste paulista, a unidade realiza todos os anos diferentes intervenções a públicos diversos. 
Devido à pandemia, a unidade local paralisou o atendimento ao público no dia 17 de março, junto com todas as outras no Estado de São Paulo, após serem estabelecidas medidas adicionais de caráter temporário e emergencial de prevenção ao contágio pela Covid-19. No entanto, mesmo com os portões fechados, os profissionais continuaram e continuam ali se reinventando ao novo estilo de trabalho e convívio social, explica a gerente do Sesc Thermas de Prudente, Fabíola Gaspar das Dores. A unidade lançou uma plataforma digital, com diversas atividades. “Tivemos que nos reinventar em poucos meses partindo de uma programação presencial, para digital”, acrescenta.

Esporte e saúde

Por todo o Brasil, uma grande variedade de eventos esportivos, campeonatos e competições fazem parte da atuação do Sesc na área esportiva, bem como nas atividades físicas. Neste ano, mesmo em meio à pandemia, a unidade prudentina realizou 26 aulas de ioga ministradas por profissionais locais através das plataformas digitais. “Nós entendemos que era um momento difícil e que a ioga é uma oportunidade das pessoas relaxarem e estabelecerem uma saúde mental. Decidimos levar a prática não só como uma aula, mas como uma reflexão da própria profissão no momento, além de dicas de como passar por este período de pandemia”, reforça Fabíola. 
A unidade também conta com uma programação de Ginástica Multifuncional, que nada mais é do que um conjunto de ações e atividades esportivas com o objetivo de inserir autonomia nos alunos. Para continuar ofertando a prática neste período, sete educadores físicos se revezaram na produção de 35 videoaulas que foram disponibilizadas nas redes sociais do Sesc Thermas. A atividade física, segundo a gerente, atua no sentido de trazer um momento de acolhimento para as pessoas, principalmente neste período. “É manter o corpo em movimento, liberar o estresse e ter um momento de respiro”, acrescenta.

Protocolos de segurança

Na fase amarela do Plano São Paulo, a Ginástica Multifuncional retomou seu funcionamento presencial (com número reduzido) a partir do agendamento de alunos já matriculados e que não faziam parte do grupo de risco para Covid-19. Neste período, a unidade também realizou o Clube da Corrida, ação que promove o aperfeiçoamento das habilidades na modalidade específica, a valorização do jogo e da competição, além dos valores que envolvem o esporte enquanto manifestação cultural. 
“No Sesc Thermas nós temos 36.909 m² de área que possibilita tirar o aluno de uma sala de aula e trazer para uma caminhada em uma área aberta em contato com a natureza. Essas ações são gratificantes no sentido de trazerem um alívio para as pessoas”. Recentemente, a unidade também retomou o atendimento da fisioterapia e, para isso, foi necessário mapear todos os alunos e adotar novos protocolos de segurança. 

Fotos: Sesc Thermas Prudente/ Estevão Salomão 

Unidade promoveu o Clube da Corrida, com o aperfeiçoamento das habilidades


Recentemente, foi retomado o atendimento da fisioterapia

Foto: Sesc Thermas Prudente

Foram realizadas ainda 26 aulas de ioga, ministradas por profissionais locais

Publicidade

Veja também