Aviso aos Distraídos

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista contra o governo... da Bolívia

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 12/09/2020
Horário 05:30

Entrando de sola no assunto, mesmo não sendo sapateiro, aviso aos distraídos que a célebre frase "deu com a língua nos dentes" não tem nada a ver com sexo. Isso mesmo: sem conotação sexual. A expressão refere-se apenas aos indiscretos, enfim, aos fofoqueiros de plantão que não sabem guardar segredos.
A mesma coisa acontece com outra frase famosa: deu com os burros n´água. Nunca se sabe ao certo, mas os mais distraídos podem achar que a expressão diz respeito a uma mulher que teve relação sexual dentro da água, como, por exemplo, um riacho onde burros matavam a sede sem notar o "pega pra capar" que se desenrolava ao lado.  
É somente uma metáfora, uma imagem, muito usada desde que o Brasil é o Brasil. Deu com os burros n´água quer dizer fracasso, malogro, insucesso, fiasco, fraude e o escambau. Por exemplo: o Temer (está com saudade do vampirão?) deu com os burros n´água com aquela bobagem Ponte Para o Futuro. Uma farsa completa.
E a metáfora "acertou na mosca?" Também muito usada e o cronista amplia a frase com a observação de que há sortudos que acertam na mosca e em outros insetos. Nesse grupo seleto de vencedores estão celebridades como o jogador Neyoceano, quer dizer, Neymar e cantores do estilo sertanojo, como dizia o compositor Lourival dos Santos, responsável por vários sucessos da dupla Tião Carreiro e Pardinho.
E a expressão "entrou bem?" Bem, é isso que aguarda os futuros aposentados do nosso armado (olha a posse de arma) Brasil varonil com a reforma da Previdência. O governo não tem peito (ia dizer outra coisa) para peitar os grandes sonegadores que devem perto de R$ 1 trilhão para a Previdência.
Frigoríficos, bancos e prefeituras de capitais estão nesse grupo que, se pagasse, os cofres da Previdência estariam abarrotados de grana. Em vez disso, os pobres velhinhos, como aconteceu no Chile, pagarão o pato, como sugere o Chicago boy Paulo Guedes, suspeito de querer transferir a Previdência para os bancos. Uma dúvida: seria Guedes o novo pianista do Titanic?
Entrou bem também tem seu equivalente "entrou numa fria". Quando se trata de uma grande fria pode-se dizer que o sujeito entrou num iceberg. Mas, se você entrou numa fria - ou num iceberg -, não desista. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Ou por baixo.

DROPS

Filme da Semana no Cine Brasil: "A Pinóquia", estrelando Flordelis e grande elenco sem talento, a não ser para fazer o mal.

O Brasil está bem das pernas... na São Paulo Fashion Week.

Desse jeito vai faltar arroz até em cerimônia de casamento.
   
Estamos todos no mesmo transatlântico? Carece perguntar pro comandante.   

Publicidade

Veja também