“Batalha dos Astros” foi um game show exibido nas tardes de domingo da Rede Globo às 16h, entre 1983 e 1984, e apresentado por Luís Carlos Miéle. Em cada semana, duas equipes formadas por quatro artistas competiam para vencer um grande painel em formato de jogo da velha: uma estrutura de nove cabines, com três linhas e três colunas, cada uma composta por artista convidado. Um representante de cada equipe escolhia um convidado que respondia com uma história engraçada à pergunta feira pelo apresentador. O competidor precisava dizer se concordava ou não com a resposta. Vários artistas fizeram o elenco fixo de celebridades que compunham o Jogo da Velha, como Dercy Gonçalves, Costinha, Rogéria, José Vasconcellos, Fafá de Belém, Ronnie Von e Jorge Dória, entre outros. Embora de sucesso, terminou com apenas uma temporada, embora alguns depois foi incorporado ao “Domingão do Faustão” com o nome de Jogo da Velha.
As pioneiras sertanejas
A música sertaneja sempre teve um predomínio masculino e recentemente abriu as portas de forma ampla para as mulheres cantoras, como Marília Mendonça, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Lauana Prado, entre tantos novos nomes. Contudo, muitas mulheres abriram os caminhos da música sertaneja desde a época raiz, mostrando todo o seu talento em território predominantemente masculino. As grandes pioneiras da música sertaneja foram Inezita Barroso, que popularizou músicas de tradição caipira (como “Marvada Pinga” e “Lampião de Gás”) e As Irmãs Galvão, formada pela dupla Mary e Marilene (recentemente falecida), que tiveram uma carreira longeva de mais de 70 anos, cantando desde meninas no interior de São Paulo na região de Paraguaçu Paulista. As Irmãs Castro foram a primeira dupla a gravar música sertaneja no Brasil formada pelas irmãs Maria de Jesus e Lourdes Amaral. A dupla mista Cascatinha e Inhana também foram pioneiros da música sertaneja raiz, fazendo sucesso no rádio por décadas com clássicos imorredouros como “Índia” e “Colcha de Retalhos”. Outras duplas mistas também tiveram sucesso, como Duo Ciriema e Cleiton e Cristiane, assim como cantoras solo, como Nalva Aguiar, Suzamar, Sula Miranda e Roberta Miranda, a rainha da então nova música sertaneja nos anos 80-90. Desta mesma época são as duplas femininas As Marcianas (com as irmãs Celina e Ivone Santy, depois substituída por Geizi Bel) e as Mineirinhas (com as primas Valéria e Sandra), bem como as Irmãs Barbosa, Irmãs Freitas e Célia e Celma. A violeira Helena Meirelles teve reconhecimento tardio na música instrumental caipira. Essas mulheres, com suas vozes e trajetórias, mostraram a força e o talento feminino no gênero sertanejo, inspirando outros artistas a batalharem seus sonhos no cenário musical.
Dica da Semana
Streaming
“Chespirito - Sem Querer Querendo”:
Seriado de produção mexicana exibido pela HBO Max sobre a biografia do famoso criador dos personagens Chaves e Chapolim Colorado, Roberto Gómez Bolaños. A série mostra os bastidores da criação dos seriados e o relacionamento do artista com os célebres personagens da série de TV, com ênfase para sua crise familiar quando deixa a esposa de seus seis filhos para ser envolver com a atriz que vivia o personagem Dona Florinda, que teve aqui o nome alterado.