BH a Vitória, a melhor viagem de trem do Brasil 

SINOMAR CALMONA

Passageiros curtem as lindas paisagens do interior de Minas

COLUNA - Sinomar

Data 14/06/2023
Horário 05:15

A EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas) funciona desde 1907 e transporta anualmente mais de 1 milhão de passageiros. A rota conecta as capitais de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Espírito Santo (Vitória) todos os dias, em um trajeto que leva 13 horas para ser cumprido. O percurso tem um total de 664 km sobre trilhos. 
A agência Cacilda Tour está formando um grupo para embarcar nessa viagem. Vai ser de 17 a 24 de outubro. A excursão inclui passagem aérea de Presidente Prudente à capital mineira, onde os passageiros embarcarão no trem, após dois dias passeando em BH.
O trem em que os passageiros viajam foi importado da Europa, substituindo o antigo desde 2014. Hoje são 56 vagões ao todo, sendo dez na classe executiva e 30 na classe econômica. Os demais carros são destinados aos serviços de restaurante, lanchonete e gerador. Também há um vagão exclusivo destinado aos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Há algumas diferenças entre as classes. Na econômica, por exemplo, os viajantes podem curtir as poltronas ergonômicas com acionamento mecânico, tomadas individuais nas paredes (muito úteis para carregar o celular, por exemplo) e monitores de vídeo. Na executiva, a experiência melhora bastante, com poltronas mais largas e reclináveis com acionamento pneumático, som e iluminação individuais, sistema de som com opções de canais, apoio para pés e também tomadas individuais. Dá também para aproveitar o serviço de bordo com opções de café da manhã, almoço e jantar.
Mais informações com Cacilda Tour, fone (18) 99723-8331.


VAGÕES DE PASSAGEIROS TÊM ACOMODAÇÕES LUXUOSAS

GASTADORES
Se você pensa em investir na melhor idade, com certeza deve garantir bons lucros. Segundo uma estimativa, os consumidores com mais de 60 anos devem movimentar neste ano R$ 400 bilhões. O valor, equivalente ao PIB da Irlanda, é 45% maior do que há cinco anos. 

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) realizará o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional, dia 24 de agosto, a partir das 8h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, com entrada gratuita. O evento é voltado aos gestores públicos, empresários e toda comunidade, com temática principal voltada à “Energia Sustentável - oportunidades de negócios relacionados ao gás biometano e energias renováveis”.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Prefeitura de Presidente Prudente e o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) organizam a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente, realizada em parceria com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). 
Realizada a cada dois anos, conforme lei municipal, a conferência de 2023 traz como tema: “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos.” O evento será realizado no dia 16 de junho, no auditório da Fundação Inova Prudente (Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, Jardim Itaipu), das 8h às 13h.

FISCALIZAÇÃO
Até o dia 16 de junho, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) realiza força-tarefa de fiscalização na região de Presidente Prudente. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população. Ao todo, estão previstas 64 diligências, onde quatro agentes fiscais do Crea-SP atuam identificados para verificar empresas prestadoras de serviços, participantes e vencedoras de licitações em 32 municípios, com o levantamento do quadro técnico nas atividades abrangidas pelo Crea-SP.

Publicidade

Veja também