"Boate Kiss - A Tragédia de Santa Maria" e "Todo Dia a Mesma Noite"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 01/02/2023
Horário 07:06

DATA IMPORTANTE: 
Se você esteve nas redes sociais na última semana, certamente relembrou a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, que completou dez anos e contou com produções da Netflix e GloboPlay. Tanto o documentário, quanto a obra ficcional, conseguem mostrar em diferentes perspectivas tudo o que foi perdido naquela noite.

“BOATE KISS – A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA”: 
A série documental dirigida pelo jornalista Marcelo Canellas, que passou a infância em Santa Maria e relata os horrores daquela noite, com depoimentos de sobreviventes. A equipe gravou mais de 1,3 mil horas para recontar tudo e causar o sentimento de indignação, ao lembrar que ainda não há ninguém preso. Nas palavras de Marcelo, a obra é uma grande obra de amor, dos pais e mães que assumiram o compromisso de exigir justiça!

“TODO DIA A MESMA NOITE”: 
A minissérie da Netflix, dirigida por Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein, tem a trama baseada no livro de mesmo nome da autora Daniela Arbex, que recria o que aconteceu no incêndio da boate e os desdobramentos após ele. Com apenas cinco episódios, revela os bastidores desta que foi uma das maiores tragédias do país. Ao recriar todo o horror das vítimas e o luto das famílias, com muita sensibilidade, quem assiste é comovido e há inúmeros relatos nas redes considerando “pesado demais para continuar”. 

RESPEITO: 
Ambas as produções, vale ressaltar, tratam o tema com muito respeito (e merecem elogios). Com isso em mente, produções lançadas no streaming relembram não só o acidente, mas também a impunidade do caso e a dura luta dos pais das vítimas por justiça. Eles fizeram com que esse relato tão difícil seja algo grande e importante, para que nunca se repita! Que nunca se esqueça. 

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também