"Brilho eterno de uma mente sem lembranças".

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 16/06/2021
Horário 08:00

Depois do Dia dos Namorados, onde os clichês gritaram nas redes sociais, na tela da TV, em lojas e restaurantes, nada melhor do que escrever sobre um filme clichê para quem quer esquecer alguém. O filme não é recente, mas merece ser visto, já que mesmo se tratando de um gênero saturado, a obra ainda se diferencia por abordar outro aspecto, a dor do fim e da perda.

Elenco

O elenco conta com estrelas como Jim Carrey, Kate Winslet, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst e Elijah Wood e carrega inúmeros prêmios, entre eles o de Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme só reafirma a versatilidade de Jim para o drama, seu talento nato para interpretar Joel, um homem solitário que sofre com a perda de seu verdadeiro amor.

Brilhantismo

Kate Winslet é fantástica como Clementine e com seus cabelos coloridos se distancia de qualquer outro papel, quando se mostra uma garota perdida em busca de sua paz de espírito. Os coadjuvantes não ficam para trás e roubam a cena nesse romance misturado com ficção científica.

Trama

Joel e Clementine tentaram por anos fazer o relacionamento dar certo, desiludida, ela decide literalmente apagar ele de suas memórias em uma técnica experimental. Desolado, Joel acaba fazendo o mesmo, mas acaba desistindo durante o processo, quando entende que mesmo as memórias ruins são essenciais.

Direção

O enredo trabalha brilhantemente para fazer o espectador se emocionar, rir e pensar Muito! Quando você finalmente acha que entendeu tudo, a reviravolta muda totalmente a direção da história, tudo isso brincando com a linha do tempo e nos confundindo. Os detalhes da produção quanto ao esquecimento são pontuais e precisam de atenção para serem notados.

Atual

Mesmo sendo de 2004, o filme continua atual e nos leva a reflexões sobre a vida e os relacionamentos e, além disso, como nossas escolhas têm consequências durante muito tempo. Disponível na Netflix. 

SIGA: 
Para saber mais siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também