"Café com Cras" marca o Setembro Verde em Anhumas

Mânia Pires

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com o palestrante e vereador, Douglas Kato

COLUNA - Mânia Pires

Data 30/09/2022
Horário 06:00
Fátima Bispo (presidente), Fernanda Caetano (secretária), Rose Evangelista (assistente social do Cras) e Carla Canuto (assessora administrativa) com Douglas Kato
Fátima Bispo (presidente), Fernanda Caetano (secretária), Rose Evangelista (assistente social do Cras) e Carla Canuto (assessora administrativa) com Douglas Kato

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Anhumas realizou na tarde de ontem, o “Café com Cras”, para marcar o mês do Setembro Verde. O evento tem como objetivo reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido por ser comemorado, em 21 de setembro, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que lutam por uma acessibilidade em todas as suas esferas. A organização ficou por conta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e teve como palestrante o vereador de Presidente Prudente, Douglas Kato Pauluzi.

Anticoncepcional masculino
Um medicamento anticoncepcional masculino com efeito duradouro de dez anos deve chegar aos mercados do mundo em 2023. Idealizado pelo engenheiro biomédico indiano, Sujoy Guha, do Instituto Indiano de Tecnologia, o método contraceptivo é reversível e os pacientes podem deixar o hospital imediatamente após a aplicação.

Bateu aquele soninho?
Terminou de almoçar e bateu aquele soninho? Tirar um cochilo curto de no máximo 15 minutos já é suficiente para dar um “reset” no corpo e na mente. Além de revigorar e recuperar a disposição, principalmente após uma noite mal dormida, pode trazer grandes benefícios para a saúde.  Segundo estudos realizados pelo Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, tirar uma soneca uma ou duas vezes por semana reduz em até 48% o risco de doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs.

Regente Feijó
A Prefeitura de Regente Feijó iniciou a operação de recapeamento asfáltico em várias ruas do bairro Jardim Regina. A ação irá recuperar as vias que estão danificadas devido ao tempo e ao desgaste na camada de asfalto, e as que necessitam de manutenção com urgência.

Martinópolis
A cidade de Martinópolis sediou o 1º Campeonato de Vôlei Adaptado entre as Apae's de cidades da região. O evento faz parte da campanha Setembro Verde, que tem como objetivo fornecer visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. O jogo é parecido com o vôlei tradicional, mas com algumas mudanças, como a proibição de saltar para passar a bola para o time adversário, o saque pode ser efetuado a um metro dentro da quadra. Adaptado para ser um jogo seguro e prazeroso, é uma modalidade que tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com deficiência, pois contribui para a melhora da flexibilidade, agilidade e coordenação motora.

Graduação
A jovem anhumense, Larissa Caldeira, concluiu sua graduação em Psicologia pela Universidade Brasil, Uniesp/Fapepe. Recentemente ela me contou que a psicologia sempre foi seu sonho e agradece a Prefeitura de Anhumas pela oportunidade de estágio na área. “Essa formação não é só minha, e sim de todos que estiveram comigo, eu acredito na importância de uma rede de apoio e posso dizer que ser psicóloga é um privilégio”, diz. 


Larissa Caldeira

AZ Models
Iago Soares de Presidente Prudente é o mais novo agenciado da agência AZ Models. O jovem com apenas 16 anos mostra que, apesar da pouca idade, arrasou em seu primeiro book.


Iago Soares


A jornalista Lilian Bernardes em Nova Petrópolis (RS)

Publicidade

Veja também