Uma análise sobre a concentração espacial da produção agropecuária, disponível na plataforma de dados SITE-MLog, da Embrapa Territorial (SP), revela uma reconfiguração das principais regiões produtoras do país desde os anos 2000. Com o avanço das principais cadeias de exportação, o mapa produtivo também mudou: áreas perderam relevância, enquanto outras surgiram e ganharam espaço.
A cana-de-açúcar é um exemplo de cultura cuja produção cresceu e incluiu novas áreas entre as principais. A plataforma da Embrapa mostra, ano a ano, quais microrregiões sozinhas respondiam por 25% da produção nacional e compunham o chamado Grupo 25 (G25).
Em 2000, esse grupo era composto por seis microrregiões: Araraquara, Jaboticabal, Jaú, Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, em São Paulo; e São Miguel dos Campos, em Alagoas.
Em 2023, São Miguel dos Campos e Jaú saíram desse conjunto, embora esta última região tenha aumentado sua produção em quase 30%.
Quatro novas microrregiões passaram a integrar o grupo de destaque na produção nacional: Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Sudoeste de Goiás (GO) e Uberaba (MG). (Da Embrapa)
Confira a notícia completa no www.norteagropecuario.com.br
Andradina: Circuito
Nelore de Qualidade
avalia 1.605 animais
A cidade de Andradina (SP) recebeu a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, na terça-feira, dia 4 de novembro, no frigorífico Friboi. Cerca de 1.605 animais foram avaliados nessa etapa.
Atualmente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo possui um rebanho bovino com mais de 10 milhões de cabeças de gado.
Já o município de Andradina apresenta um rebanho com aproximadamente 48 mil cabeças. Os resultados serão divulgados em breve.
Foto – Divulgação

Iniciativa fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade
O circuito
Realizado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. (Com informações de Gabriela Carvalho, da Texto Comunicação Corporativa)
Confira a notícia completa no www.norteagropecuario.com.br
Sistema CNA/Senar mostra Agro sustentável na COP 30
O Sistema CNA/Senar vai mostrar, durante a COP 30, de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), a produção sustentável da agropecuária brasileira e o papel do setor para contribuir com as soluções climáticas e a segurança alimentar e energética.
Na Conferência, a entidade vai promover dias temáticos sobre a produção agropecuária brasileira e levar porta-vozes, exemplos de tecnologias sustentáveis aplicadas no campo, conteúdos, debates, vídeos e documentos, em uma extensa programação.
As ações do Sistema CNA/Senar vão ocorrer em dois espaços: na AgriZone e na BlueZone.
Posicionamento
A CNA também levará para Belém o documento “Agropecuária Brasileira na COP 30” com o posicionamento do setor agropecuário.
As propostas e as contribuições dos produtores rurais brasileiros vão servir como subsídio aos negociadores brasileiros, às autoridades envolvidas nas negociações, aos produtores rurais, além de embasar os debates durante a COP 30. (Da CNA)
Confira a notícia completa no www.norteagropecuario.com.br