"Carandiru"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 29/06/2022
Horário 07:09

Histórico
Em outubro deste ano, completarão 30 anos do massacre de Carandiru e, esse é o tema da coluna desta semana! Baseado no livro escrito pelo Dr Drauzio Varella, que traz as vivências e as memórias dos anos em que ele passou trabalhando no maior presídio da América Latina e detinha mais de 7 mil homens que cumpriam pena pelos mais variados motivos. Após o massacre de 92, o local passou a ser desativado e demolido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Enredo
No filme, vemos um médico sanitarista que se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante a década de 1990. Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, ele conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.

Produção
Não cabem, na metragem de uma película, todas as nuanças de uma grande coletânea de pequenos relatos. O médico do livro tem mais espaço para discorrer, criticamente, sobre o que vê. O médico do filme é passivo, quase um coadjuvante de luxo na casa de detenção. Uma adaptação se aventura, enfim, a perder muita coisa. Não é de se espantar: os melhores momentos na tela são aqueles que se aproveitam das limitações da literatura - o número musical de Rita Cadillac e o Hino Nacional antes do futebol.

Estrelas
Com um elenco de estrelas nacionais, o filme capta as nuances dos relatos de forma visceral e intensa. Os diversos tipos de vida, suas histórias, suas duras e seu pensamentos, confinados em uma atmosfera densa de tensão e medo. Complementada pela epidemia de doenças que assolava os detentos, como o vício em drogas, a Aids, tuberculose e tantas outras...

Emblemático
Com o final, emblemático, mostrando uma pequena parte do que aconteceu. Geram-se várias dúvidas e reflexões em nossa mente. Sobre o sistema prisional, as leis, a moralidade e a fragilidade da política, que dita e tenta nos manipular constantemente! Disponível no GloboPlay, Apple TV e Star Channel!

Siga
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também