“Cartografia da Desobediência” estreia nesta sexta em Prudente

Exposição do artista visual Jamal propõe um mergulho sensível e provocador sobre a racialidade, noções de vida, liberdade e as escolhas diante das imposições sociais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/08/2025
Horário 07:23
Foto: Cedida / Jamil
Mostra reúne 8 obras inéditas, que podem ser vistas na biblioteca da FCT Unesp, até o dia 29
Mostra reúne 8 obras inéditas, que podem ser vistas na biblioteca da FCT Unesp, até o dia 29

A exposição “Cartografia da Desobediência”, do artista visual Jamal, estreia nesta sexta-feira, às 19h, na biblioteca da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente, e permanece em cartaz até 29 de agosto.

Com curadoria baseada em vivências reais e interseccionais, a mostra propõe um mergulho sensível e provocador sobre a racialidade, noções de vida, liberdade e as escolhas diante das imposições sociais. 

Por meio de instalações artísticas e narrativas visuais, o artista compartilha experiências próprias e de outras pessoas negras e LGBTQIAPN+ que vivem a desobediência como prática cotidiana e ato ético-político. As obras, que misturam tinta acrílica, carvão, pastel oleoso e outros materiais expressivos, apresentam cenas tanto do cotidiano quanto do imaginário, instigando o público a questionar verdades absolutas e refletir sobre as consequências e a potência de resistir.

A exposição reúne oito obras inéditas que, para sua criação, envolveu quatro pessoas negras e pardas que não se enquadram na heteronormatividade, cujas histórias foram integradas às reflexões e à produção artística de Jamal.

Na abertura, será realizado um debate em parceria com o Comitê de Ação Cultural e o Nupe (Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária), fortalecendo o diálogo sobre raça, gênero e sexualidade. A escolha da biblioteca da FCT Unesp como ponto de partida não é aleatória: 35% dos estudantes da instituição são pretos, pardos ou indígenas, o que garante conexão direta com os temas centrais da exposição.

Itinerante

Após o período na Unesp, “Cartografia da Desobediência” segue para o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, de Presidente Prudente.

A etapa final da mostra acontece no bairro João Domingos Neto, em uma praça pública, frente à feira-livre do bairro. A ação visa democratizar o acesso à arte e promover o pertencimento cultural de comunidades periféricas, com atividades educativas e contato direto com os moradores.

“Cartografia da Desobediência” se destaca pela originalidade e impacto social. É uma proposta artística que, ao dar protagonismo a corpos pretos e dissidentes, rompe com estruturas históricas de subserviência e silenciamento. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), a exposição promove igualdade, inclusão, representatividade e educação crítica.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.        

SERVIÇO
Exposição “Cartografia da Desobediência”

Biblioteca da FCT Unesp – Presidente Prudente
Abertura: 15 de agosto (sexta-feira), às 19h
Em cartaz até 29 de agosto
Entrada gratuita

Cedidas / Jamil
 
Artista compartilha experiências próprias e de outras pessoas negras e LGBTQIAPN+


Obras misturam tinta acrílica, carvão, pastel oleoso e outros materiais expressivos


Trabalhos apresentam cenas tanto do cotidiano quanto do imaginário


Exposição promove igualdade, inclusão, representatividade e educação crítica

Publicidade

Veja também