“Cautela” é a palavra-chave neste momento 

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 16/05/2021
Horário 03:25

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente estuda um possível retorno das aulas presenciais nas escolas municipais. Até o momento, não existe uma data definida, o que dependerá da avaliação de alguns fatores, como a estrutura das unidades de ensino (para melhor ventilação) e a continuidade da campanha de imunização contra a Covid-19, nos profissionais da Educação. Enquanto o prazo ainda é incerto, é importante que a comunidade escolar, assim como os familiares, estejam preparados para a volta, o que exigirá cautela.
A discussão acerca da retomada do aprendizado nas unidades divide opiniões. Uma parcela é a favor da continuidade do ensino remoto, devido ao cenário ainda preocupante da pandemia do novo coronavírus e a falta de vacinação para a maior parte da comunidade. Por outro lado, há aqueles que pedem o retorno das aulas nas escolas, devido à dificuldade de aprendizagem a distância e à falta de disponibilidade dos familiares em conciliar as tarefas diárias com o auxílio aos estudantes. Não há certo ou errado, e é importante entender esses dois lados, porque a pandemia, de fato, pegou todos despreparados.
Diante disso, é preciso buscar um equilíbrio para que os dois lados sejam compreendidos. Em Prudente, por exemplo, a Seduc optou pela disponibilidade de plantões nas escolas municipais àqueles que possuem “severa defasagem de aprendizagem, dificuldade de acesso à tecnologia, necessidade de alimentação escolar e com saúde mental sob risco”. Os encontros deverão obedecer aos protocolos sanitários determinados pelos órgãos de saúde. Essa alternativa antecede o possível retorno das aulas presenciais, que está sendo estudado na cidade em reuniões com diversas autoridades e representantes.
Enquanto a vacinação não chega para todos, a realidade será essa: a da incerteza! Volta ou não volta? Será que vale a pena ou não? Qual o risco desse retorno presencial? Será que nossos filhos estarão realmente seguros ou é melhor continuar em casa? São dúvidas que prevalecerão por um bom tempo. Mas, caso essa retomada ocorra de imediato e não haja alternativa, é importante que todos estejam preparados para viver “o novo normal”. 

Publicidade

Veja também