“Chuva de verão” causa estragos na região 

Um corredor de umidade se formou sobre a região e promoveu altos volumes de chuvas; modelos indicavam volume de intempéries superior a 100 mm

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 31/01/2022
Horário 19:16
Foto: Florismar Cavalcante
Local mais afetado em Epitácio foi o bairro Jardim Real II
Local mais afetado em Epitácio foi o bairro Jardim Real II

Como já previa a Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), os últimos dias de janeiro foram de muita chuva no oeste paulista. Conforme prognóstico da estação, um corredor de umidade se formou sobre a região de Presidente Prudente e promoveu altos volumes de chuvas até esta segunda-feira. A forte chuva registrada neste domingo, inclusive, causou estragos em vários municípios da região.
Conforme noticiado por este diário, os modelos ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts/Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo) e GFS (Global Forecast System/ Sistema de Previsão Global) indicavam volume de chuva superior a 100 mm até o fim do mês. Ainda de acordo com a estação, o corredor de umidade que se formou sobre a região é característico da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), sendo esse o principal sistema meteorológico que promove chuvas na região durante o verão. “As chuvas do fim de semana serão frequentes e intensas, podendo causar alagamentos na região. Essa é a melhor previsão de chuvas para o oeste paulista desde novembro de 2021”, reforçou a estação.
À reportagem, o professor e responsável pela Estação Meteorológica da Unoeste, Alexandrius de Moraes Barbosa, informou que as temperaturas também poderiam ficar mais amenas em função da atuação de uma massa de ar mais fria, fato registrado durante o fim de semana. Além disso, diante da presença de muitas nuvens, menos radiação chegou à superfície terrestre, o que diminuiu, por consequência, o calor.
Mas, as chuvas continuam! Ainda conforme a estação, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre a região indica uma mudança no padrão de circulação de ventos (enfraquecimento do fenômeno La Niña), sendo possível a formação de uma nova ZCAS nas próximas semanas, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas no oeste paulista no mês de fevereiro. Os modelos europeu (ECMWF) e americano (GFS), inclusive, indicam chuvas muito acima da normalidade nos próximos 30 dias.

Dracena

Em Dracena, o prefeito André Lemos (Patriota) assinou, na manhã desta segunda-feira, o Decreto 7553/2022, que trata da situação de emergência no município em decorrência da grande precipitação pluviométrica ocorrida neste fim de semana. Conforme a Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Dracena, as fortes chuvas que assolaram a cidade tiveram proporção pluviométrica de 146,20 milímetros até às 8h desta segunda-feira, segundo o  boletim  meteorológico do campus. 
O prefeito afirma que o efetivo da Dracena, por meio de uma força-tarefa, está dimensionando os prejuízos e tomando medidas necessárias para amenizar, na medida do possível, o impacto sobre a população dracenense. Por lá, o volume causou prejuízos na zona rural, com desmoronamentos de pontes, quedas de barreiras e buracos em parte de suas estradas rurais. Um dos locais afetados pelas intempéries, segundo a administração, foi a estrada da Palmeirinha, no prolongamento da Rua Aristides Zanoni. O prefeito esteve na manhã de ontem verificando o local e conversou com moradores que residem nas proximidades.

Fotos: Prefeitura de Dracena


Dracena decreta situação de emergência em decorrência das chuvas 

Epitácio

Em Presidente Epitácio, as fortes chuvas alcançaram 200 milímetros em alguns pontos nos dias 29 e 30.  A área mais afetada, segundo o Executivo, foi o bairro Jardim Real II, região onde as chuvas adentraram as residências de aproximadamente 30 famílias. “Aquelas que não tiveram muito tempo para retirar os materiais sofreram perdas de móveis”, detalhou a administração. 
No município, uma ponte que liga o Assentamento Lagoinha à cidade foi arrastada pela forte chuva. Os bairros Ana Paula e Village Lagoinha também sofreram com a intempérie, contudo, em menor gravidade, se comparado às famílias residentes no entorno do Jardim Real II.
“As famílias do Jardim Real II já estão sendo visitadas pela equipe técnica da Secretaria Assistência Social para levantamento do que foi perdido. A administração municipal já está tomando as medidas cabíveis para acionar a Defesa Civil Estadual e, desta forma, dar suporte necessário às famílias”, completou o Executivo.

Fotos: Florismar Cavalcante


Em Epitácio, a área mais afetada foi o bairro Jardim Real II

Prudente

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Ed Thomas (PSB) também vistoriou os locais onde foram registradas as ocorrências causadas pelas chuvas do fim de semana. Segundo o balanço da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, que atuou em diversos casos durante o grande volume de chuva, houve problemas no trânsito, alagamentos, queda de árvores, entre outras ocorrências. Os trabalhos foram realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Renato Gouvea, logo pela manhã, o plantão da Defesa Civil recebeu os primeiros pedidos de ajuda da população e as solicitações de apoio do Corpo de Bombeiros. “Em uma das ocorrências, na Rua Luiz Chrysostomo, no Residencial São Paulo, duas residências foram parcialmente interditadas em virtude do risco iminente de queda do muro de divisa, após a vistoria técnica do engenheiro Mauro Fileti, que integra a equipe da Defesa Civil”, contou.
Ainda no perímetro urbano, uma árvore obstruiu totalmente a via no bairro São Judas Tadeu. A espécie arbórea foi removida com o apoio do Corpo de Bombeiros. Além disso, cinco imóveis foram vistoriados por solicitação dos moradores, em virtude de rachaduras e outras avarias.
Nesta segunda-feira, a ponte do Rio Mandaguari seguia interditada, porém, com previsão de ser liberada até o fim do dia. As equipes das Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) e Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) estavam trabalhando na ocorrência. 
A Ponte do Rio 7 Copas, apesar de já ter sido iniciada a limpeza no local, deve ser liberada em três ou quatro dias. A ponte do Km 14, no Córrego da Onça, que estava interditada, já foi liberada no início da tarde desta segunda-feira após os trabalhos de limpeza.
A Rodovia Raimundo Maiolini – pista sentido Ameliópolis – também ficou totalmente interditada após um deslizamento de terra. No local, foi constatado o risco de acidentes em virtude da quantidade de lama na pista. A Defesa Civil solicitou apoio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e da Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Segundo dados levantados pelo meteorologista da Defesa Civil, William Minhoto, a região de Presidente Prudente registrou acumulados de chuva de 6 milímetros no sábado e 121,5 milímetros no domingo. Em caso de emergência acione a Defesa Civil (18) 99744-0199 ou o Corpo de Bombeiros (193). No Estado de São Paulo, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.

Fotos: Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil


Em Prudente, chuva causou alagamentos, deslizamentos de terra e derrubou árvores

Venceslau

A Prefeitura de Presidente Venceslau, por sua vez, informou que a forte chuva registrada neste domingo criou pontos de alagamento e abriu buracos em vias do município. Diante do alto volume de chuva, equipes da Prefeitura foram até os bairros mais afetados para reforçar os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. 
A prefeita Bárbara Vilches (PV) participou dos trabalhos e explicou que a assistência foi fornecida primeiramente aos munícipes em situação de risco. Na cidade, equipes da Prefeitura estiveram nos bairros Residencial da Faive, Jardim Morada do Sol, Vencesville e na região central para avaliar os danos causados pelas intempéries, além de prestar o apoio necessário para os moradores afetados por alagamentos, deslizamentos de lama e problemas estruturais.
Nesta segunda-feira, a chefe do Executivo também se reuniu com secretários para definir ações e estratégias para os próximos dias como forma de minimizar os impactos das chuvas no município. A prefeita reforçou ainda que os trabalhos em alguns locais só podem ser realizados durante o período de estiagem, com solo firme, mas informou que a maior parte dos pontos afetados já recebeu as equipes da Prefeitura. “Em alguns pontos nós teremos dificuldade devido ao solo instável, mas nossas equipes já estão divididas e atuando, dando passagem nas estradas rurais e realizando todos os reparos dentro da cidade”, comentou.
A Prefeitura de Presidente Venceslau segue à disposição da população para atuar nos pontos afetados pelas chuvas. Informações e sugestões podem ser encaminhadas pelo telefone (18) 3272-9090.   

Fotos: Prefeitura de Venceslau


Chuva criou pontos de alagamento e abriu buracos em vias de Venceslau 

Rancharia

A Prefeitura de Rancharia, por sua vez, comunica que as chuvas do fim de semana causaram alagamentos em pontos isolados. Na cidade, o suporte às famílias atingidas ocorre por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e pelo Fundo Social de Solidariedade. Os órgãos estão prestando auxílio como doação de alimentos, colchões, itens de higiene, lonas e emissão de documentos perdidos. O Fundo Social está ainda contatando parceiros para doações de móveis e eletrodomésticos para repassar para os munícipes afetados.
“A Secretaria de Manutenção e Serviços Gerais está realizando um trabalho intensivo para recolhimento de galhos e entulhos provenientes da tempestade, a limpeza de galerias e bocas de lobo, assistência aos assentamentos e estradas rurais [por conta de erosões], bem como um trabalho de zeladoria no município de uma forma geral”, informou.  O munícipe que tenha dúvidas ou precise de algum suporte relacionado aos danos causados pelas chuvas pode entrar em contato pelos telefones: (18) 3265-4646 ou (18) 99792-8817.
A reportagem consultou outros municípios da região, que não relataram estragos em decorrência das intempéries. 

SAIBA MAIS

Chuvas do final de semana deixam rodovias interditadas na região 

Fim de janeiro será chuvoso na região

Publicidade

Veja também