À classe artística, os nossos aplausos!

EDITORIAL -

Data 21/08/2021
Horário 04:15

Aos poucos, mesmo que a pandemia ainda pareça estar longe do fim, a vida vai voltando ao seu normal. As lojas abertas, sem restrição de público ou horário; as aulas nas escolas sendo retomadas; eventos sociais ou corporativos voltando a acontecer. Torcidas nos estádios liberadas a partir de novembro. Sem deixar de lado todos os cuidados extremamente necessários para se evitar a contaminação por Covid-19, como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social, vamos retomando nossa rotina. 
No último domingo, por exemplo, após muito tempo sem ser realizada devido à pandemia, ocorreu no Kartódromo Ayrton Senna, da  Cidade da Criança, a primeira etapa da Copa Kart 2021, com cerca de 50 competidores de toda a região. Se nada mudar até lá, as próximas já estão marcadas para 19 de setembro e 14 de novembro.
No início do mês, tivemos também em Presidente Prudente, a 15ª Mostra de Artes Cênicas - Segundo Ato. Foram sete dias de programação, com atividades presenciais e online, incluindo espetáculos teatrais, cenas curtas, workshops, bate-papos e leituras dramáticas. O evento, que seguiu todos os protocolos de segurança, foi um sucesso. Teve bom público, ofereceu a muitos que não tinham o acesso ao teatro, promoveu a troca de experiência entre as companhias participantes e, ainda mais: possibilitou a artistas e grupos da cidade a tão aguardada volta aos palcos. 
O setor cultural, com certeza, foi um dos mais prejudicados com tudo isso. Shows, festas, rodeios, feiras literárias, festas gastronômicas. Quantos eventos destes não foram cancelados neste um ano e meio de pandemia? Quantos cantores, principalmente os que começaram há pouco tempo, não precisaram correr atrás de outra coisa, deixando seu dom de lado, para não ficar sem renda? Até as novelas pararam... Imagina o artista que vende suas telas em exposições de arte... Elas também não aconteceram!
Não é a toa que a classe artística da cidade está ansiosa pelo que vem por aí. De 3 a 6 de setembro, das 12h às 22h, após precisar ser adiada por duas vezes, ocorre a 44ª edição da FAAPP (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente). O evento, que será realizado no IBC e também poderá ser acompanhado pelas plataformas digitais, tem até o momento 91 atrações confirmadas, compreendendo música, dança, teatro, desenho, literatura, pintura, artesanato, escultura, fotografia e muito mais em dez horas de arte e cultura.
Hora deles mostrarem seus trabalhos, matarem a saudade dos pincéis, dos palcos, das páginas dos livros, do público... O evento, que já é tradição por aqui, é enriquecedor. Além de promover uma diversidade cultural na cidade, ajudando a descobrir e a divulgar nossos talentos, ainda tem uma causa social: quem quiser poderá voluntariamente, na entrada, doar dois quilos de alimento não perecível ou um produto de limpeza ou higiene que, após o evento, será doado à Creche Walter Figueiredo. Não espere para participar. Se puder, contribua, compareça. A classe artística merece nosso prestígio! 
 

Publicidade

Veja também