“Cultura, Educação e Clima nas Escolas”: novo projeto fortalece protagonismo juvenil em Prudente

Iniciativa do Projeta.Cine, em parceria com a Seduc, promove oficinas, teatro e cinema para estudantes do ensino fundamental até dezembro

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/08/2025
Horário 08:23
Foto: AI do Projeta.Cine
EM Profª. Dra. Gilza Maria Zauhy Garms é palco deste novo projeto educativo
EM Profª. Dra. Gilza Maria Zauhy Garms é palco deste novo projeto educativo

Presidente Prudente recebe o projeto “Cultura, Educação e Clima nas Escolas”, iniciativa que propõe unir arte, educação e sustentabilidade para fortalecer o protagonismo juvenil nas escolas da cidade. A Escola Municipal Profª. Dra. Gilza Maria Zauhy Garms é o palco deste novo projeto educativo, que terá atividades até dezembro, com programação repleta de oficinas, aulas de teatro e ações educativas. 

O Ponto de Cultura Projeta.Cine deu início, ao projeto realizado em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente e direcionado aos estudantes do ensino fundamental II. 

As primeiras atividades já foram realizadas: a oficina de teatro, conduzida pela professora Amanda Pessoa no último dia 18, e a primeira aula da Escolinha de Bateria com os integrantes da Bateria Furiosa da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), também no dia 18. 

Segundo Glenda Jacqueline Pisettta Hosomi, coordenadora pedagógica da Seduc, a parceria com o Projeta.Cine fortalece o papel da escola como espaço de vivências formativas. “São oportunidades ímpares para propiciar vivências diferenciadas aos alunos, conduzidas com o intuito de valorizar a cultura e promover uma formação integral. Nesse sentido, a intervenção dos representantes do Projeta.Cine foi fundamental para viabilizar esses encontros, pois eles estabeleceram uma ponte concreta entre os atores envolvidos”, destaca.

A Bateria Furiosa da FCT Unesp, que conduz a Escolinha de Bateria, foi fundada em 2005 e é formada por estudantes da graduação e pós-graduação. Surgiu com o objetivo de integrar a torcida atleticana nos jogos universitários, mas ao longo dos anos cresceu, acumulou experiências no universo das Baterias Universitárias e conquistou espaço em grandes torneios pelo Brasil. Hoje, com uma bagagem de premiações e participações históricas, a Furiosa continua levando a Cadência do Velho Oeste por onde passa. 

Cronograma

As oficinas de teatro, conduzidas de maneira lúdica e reflexiva, abordaram temas como racismo ambiental, pertencimento, mudanças climáticas, identidade e ancestralidade. A atividade segue nos dias 08/09, 22/09, 06/10, 20/10, 03/11, 17/11 e 01/12. Já a Escolinha de Bateria, acontece nos dias 01/09, 15/09, 29/09, 20/10, 10/11, 24/11 e 01/12. 

Para a professora Amanda Pessoa, formada em História e Artes Cênicas e pesquisadora de teatro negro no Programa de Doutorado em Educação da FCT Unesp, o trabalho realizado nas oficinas potencializa reflexões e transformação social.

“O teatro na escola é uma ferramenta importante para tratar de temáticas que por outras vias são mais difíceis. Acredito no teatro como uma ferramenta de transformação social. Inicialmente começamos com termos e práticas de jogos teatrais, sobretudo a partir dos exercícios de Viola Spolin. À medida que as crianças têm muita facilidade em jogar, em brincar, em interpretar papéis, ao longo do processo as temáticas ambientais e as questões raciais serão inseridas para darmos vida a uma dramaturgia e cena colaborativa”, explica.

Com duração prevista entre agosto e dezembro de 2025, o projeto engloba um conjunto de ações voltadas para a formação cidadã, valorização da cultura local e construção de uma consciência socioambiental. Além das oficinas de teatro e bateria, a programação inclui sessões do Cinema para Todos, experiências imersivas por meio do Cinema em Realidade Virtual e, ao final, o Seminário Jovem – Cultura e Clima, um evento que reunirá apresentações artísticas, debates e exposição dos processos criativos desenvolvidos pelos alunos.

Para Helber Henrique Guedes, coordenador do Projeta.Cine, a iniciativa busca integrar a cultura, arte e meio ambiente ao cotidiano escolar. “Queremos que os estudantes percebam como o território, a história e a identidade estão conectados às questões ambientais e culturais. É um espaço para criar, refletir e fortalecer a cidadania”, ressalta.  

A iniciativa reforça o compromisso em promover a integração entre arte, educação e meio ambiente, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de uma consciência crítica e sustentável nas escolas de Presidente Prudente. 

SERVIÇO
Mais informações podem ser conferidas no perfil do Instagram do Projeta.Cine (@projeta.cine). 




 

Publicidade

Veja também