“Cumpri minha missão com zelo e responsabilidade”

SINOMAR CALMONA

Nelson Bugalho aposentou-se essa semana no MP

COLUNA - Sinomar

Data 11/03/2023
Horário 05:15

Em 36 anos de atuação pelo Ministério Público, Nelson Roberto Bugalho se licenciou apenas em duas oportunidades, uma para ser vice-presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e outra para ser refeito de Prudente. Aposentado, ontem foi seu último dia como promotor de Justiça. 
“Me sinto realizado pelas conquistas que conseguimos para a Proteção Ambiental no Oeste Paulista”, ressalta Bugalho, que foi promotor criminal por algum tempo, mas a maior parte durante esses 36 anos dedicou-se ao meio ambiente, abrangendo 31 cidades.
Lembra a questão do Porto Primavera, onde conseguiu um grande acordo que beneficiou dezenas de cidades e centenas de moradores. Obrigou a Cesp a criar dois parques ecológicos na região, o Parque Estadual do Rio do Peixe e o Parque Estadual do Aguapeí, por meio de ação civil pública, junto com o Ministério Público Federal.
Bugalho lembra também que atuou junto ao Ministério Público Federal para destinar recursos ao Hospital do Câncer. 
Destaca acordos formulados que representaram o plantio de milhões de árvores na região, recuperação de nascentes, proteção de rios, de animais. Cita como exemplo a criação dos corredores ecológicos ligando o Morro do Diabo a fragmentos de mata atlântica da região, "após anos de conversas com os proprietários”. “O Mirante do Parque Estadual do Morro do Diabo também foi resultado desse trabalho”.
O ex-promotor orgulha-se também de alguns casos emblemáticos como a união de vários órgãos com os proprietários rurais e assentamentos, “numa ação de convencimento, não foi ação civil pública” para um grande projeto de recuperação do Rio Confusão, afluente do Rio do Peixe que estava totalmente deteriorado.
“Conseguimos unir todo mundo em torno de um projeto de recuperação da nascente até a foz do Ribeirão Confusão. Fizemos renascer um córrego que estava morto”, salientou.
Em Presidente Prudente, Bugalho fala do aterro sanitário, encerrado com recursos que ele conquistou para o município. Lembra que o Centro Cultural Matarazzo foi construído num prédio que ia ser demolido, para dar lugar a uma avenida. Bugalho propôs uma ação civil pública impedindo a obra. “Depois, o então prefeito Agripino Lima se sensibilizou e fizemos um acordo. Desse acordo nasceu o projeto do Centro Cultural Matarazzo, obra que fiscalizamos até o término para ver se tudo estava preservado e devidamente restaurado”, completou.
Outros prédios históricos da cidade também foram preservados devido à atuação vigilante de Nelson Bugalho, como o caso do antigo Fórum. Bugalho diz que entrou com uma ação civil pública contra o próprio Estado para impedir sua demolição.
“Saio do Ministério Público com a sensação de missão cumprida. Cumpri minha função com zelo e muita responsabilidade”, finalizou.

RAPIDINHAS
...
Hoje é o Dia do Motociclista.
...
Neste mesmo dia, em 1991, entrava em vigor o Código de Defesa do Consumidor.
...
Neste sábado, dia 11 de março, a Prefeitura de Presidente Prudente, com apoio das secretarias municipais, VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e Prudenco, realiza mais um mutirão com foco no combate à dengue, a partir das 7h30, na zona norte da cidade.
...
O mutirão contará com oito caminhões, que farão o recolhimento de materiais inservíveis, como móveis velhos e colchões, por exemplo. 
...
Vale ressaltar que restos de construção civil não são recolhidos nos mutirões “Cata-Treco”. Este tipo de material possui uma destinação diferente, por meio de caçamba.
...
Até o momento, os mutirões Cata-Treco já recolheram mais de 300 toneladas de entulhos, considerando todas as edições, que foram iniciadas em 13 de janeiro de 2023.
...
Nossa homenagem, esta semana e em todos os dias, às mulheres pobres e ricas, sábias e analfabetas, de todas as cores, raças e credos. Elas são os maiores tesouros de nossas vidas.
...
Rodízio na Pizzaria N 1 é tudo de bom!
...
Os adolescentes brasileiros são os que mais navegam na internet. Ano passado bateram os franceses, ingleses e alemães.
...
Ponto final: Que março seja um mês cheio de vitórias.

Publicidade

Veja também