"Dom"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 14/07/2021
Horário 06:44

Lançamento
Um dos primeiros lançamentos brasileiros na Amazon Prime Vídeo que chegou a inúmeros países é a série que conta a história de Pedro Dom, uma figura conhecida no Rio de Janeiro e em todo o Brasil no início dos anos 2000. Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”) conta a história de forma intensa e, principalmente, do ponto de vista de seu pai, Victor Dantas, que deixou esse desejo para o diretor antes de falecer.

Sociedade
Os crimes que chocaram o país são relatados não pela visão de um traficante, mas sim, de um problema social, a guerra contra as drogas. Vemos o tempo correr de 1970, no auge da Ditadura Militar, até o início de 2000. O elenco muito bem escolhido conta com Gabriel Leone no papel principal e, Flavio Tolezani e Filipe Bragança dividindo o papel de Victor, que vê o conflito com os narcóticos chegar dentro de sua própria casa. Os demais coadjuvantes também têm seus momentos de brilhar e contar suas histórias.

História 
Adiantando um pouco, Pedro Dom era conhecido como “Bandido Fashion” ou “Bandido Gato” que, aterrorizou prédios e casas de luxo, usando seus cabelos loiros e olhos azuis para facilitar a entrada nos ambientes, que alimentava o racismo estrutural. Quando estava dentro, enchia malas de dinheiro, roubava roupas, joias e acessórios além de torturar de inúmeras formas suas vítimas.

Pai e filho
Seu pai, um policial aposentado, fez o possível e o impossível para que o filho não se perdesse no caminho. As dificuldades começaram aos 9 anos, quando Pedro passou a usar cocaína e roubar sua própria casa para alimentar o vício. Foram inúmeras internações e posteriormente, a Febem, que serviu como uma “escola” para o mundo do crime.

Jogada
Uma jogada excelente da produção foi mostrar os anos de juventude de Victor, quando ele era apenas um mergulhador que foi descoberto pelo departamento secreto que combatia o trafico que se iniciava na época. Os flashbacks trabalham muito bem nos paralelos e mostram o crescente problema que nos acomete até hoje. 

Curioso
“Dom” traz uma curiosidade e mostra a pesada realidade de quem convive neste meio. Os oito episódios são frenéticos e todos deixam quem assiste de boca aberta. A série já está confirmada para a sua segunda temporada e promete concluir essa história que merece ser vista.

Siga 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também