Educadoras infantis aguardam resposta definitiva sobre reconhecimento da categoria

Regularização da profissão dentro do Estatuto do Magistério foi pauta de discussão em reunião realizada ontem na Prefeitura de Presidente Prudente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 30/09/2021
Horário 12:07
Foto: Cedida
Segundo a Prefeitura, demanda da categoria está em análise pelas secretarias
Segundo a Prefeitura, demanda da categoria está em análise pelas secretarias

Nesta semana, educadoras infantis de Presidente Prudente voltaram a se reunir com autoridades municipais em busca do reconhecimento da categoria. Na tarde de ontem, realizaram uma manifestação pacífica em frente à Prefeitura enquanto aguardavam o resultado da reunião na sede do Executivo.

A discussão é antiga e os educadoras esperam um posicionamento definitivo da gestão municipal. Isso porque, conforme a categoria que busca o reconhecimento da função, educadores também são professores, e sem fazer parte do magistério, acabam não tendo acesso aos direitos. 

Participou do encontro o prefeito Ed Thomas (PSB), o promotor de Justiça, Marcos Akira, o secretário do Jurídico, Jorge Duran, o advogado Alexandre Mandell, que representa a categoria, bem como membros da Comissão das Educadoras Infantis. O assunto em pauta foi a regularização da profissão dentro do Estatuto do Magistério.

O promotor Marcos Akira intermediou as partes e orientou a Prefeitura a resolver a situação. Conforme a representante da Comissão das Educadoras Infantis, Márcia Falco, o prefeito pediu mais alguns dias de prazo e se comprometeu a emitir um parecer definitivo, em uma nova reunião.

“O advogado e as representantes frisaram a importância da regularização, já que o município se encontra em situação irregular há vários anos”, afirma. Diante disso, o advogado da categoria se colocou à disposição para sugestões adequadas a fim de regularizar a situação.

“Também expôs sobre os prejuízos e consequências que a decisão de não reconhecer essas profissionais como docentes acarretará para os cofres públicos, uma vez que ao optar por retirá-las das salas de aula, terão que contratar de imediato cerca de 350 professoras para assumirem tais salas e desempenharem a mesma função que as atuais educadoras já vem desempenhando com maestria durante anos”, afirma Márcia.

“Elas não poderão desenvolver outra função que não seja a especificada em concurso público e Lei Complementar 177/10, por se tratar de profissionais concursadas e efetivas”, salienta. “Pesa ainda sobre a Prefeitura a afirmação pública de que essas profissionais foram durante anos ‘usadas’ como mão-de-obra barata e que a mesma operou claramente de forma irregular no que se refere ao cumprimento da LDB/96, cabendo ainda requerimento de Processo Retroativo”.  


Cedida - Advogado e membros da categoria estiveram com o prefeito Ed Thomas


Cedida - Segundo categoria, prefeito demonstrou interesse em resolver a situação

Demanda em análise

Por meio de nota, a Prefeitura de Presidente Prudente esclarece que vem realizando diversas reuniões com representantes da categoria, sendo algumas delas com a presença do próprio prefeito, outras com a secretária de Educação e o de Assuntos Jurídicos, a fim de ouvir e discutir as propostas levadas pelos educadores infantis. 

“A administração municipal está empenhada em dar andamento às reivindicações da classe, tanto que a demanda já está sendo analisada pela Secretaria de Administração, Finanças e Educação e Assuntos Jurídicos, tendo em vista que as mudanças propostas resultam em impacto orçamentário, para posterior deliberação”, afirma. 

Reunião na Câmara

Na segunda-feira, a categoria participou de uma reunião pública na Câmara Municipal de Presidente Prudente. O requerimento para a realização do encontro considerou o pleito que busca o reconhecimento do cargo de educador infantil como docente, sob o regime jurídico do magistério.

Na sessão foi explanado sobre a valorização dos educadores e o que é a docência na educação infantil. Depois, o plenário foi aberto para algumas perguntas. 

Conforme noticiado por O Imparcial, a Comissão de Educadores Infantis de Presidente Prudente já havia realizado o pleito ao poder Legislativo, por meio do chefe da casa e da Frente Parlamentar de Educação.

Os vereadores já receberam representantes da comissão juntamente com seu advogado em outras ocasiões e a Câmara Municipal já participou de reunião com a categoria e representantes do Executivo na sede do MPE (Ministério Público Estadual) em Presidente Prudente.


Cedida - Membros também estiveram na Câmara Municipal, onde fizeram uso da palavra

SAIBA MAIS

Câmara de Prudente realiza reunião pública com educadores infantis na próxima terça

Em reunião com MPE, educadores infantis apresentam demandas

Educadores infantis reivindicam inclusão ao quadro do magistério

Publicidade

Veja também